GRI GRI 409-1 Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo

GRI 409-1 Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo

A Bracell não possui, nem possuiu, operações com ocorrência de trabalho forçado ou análogo à escravidão.

Durante as integrações de colaboradores próprios e terceirizados, é apresentado e disponibilizado o Código de Conduta em versão impressa e on-line, acessível por QR Code, juntamente com documentos como as políticas Anticorrupção e Antissuborno e de Direitos Humanos, disponíveis no site da Bracell. A Política de Direitos Humanos, aplicável a colaboradores diretos, terceiros e subcontratados, reforça a intolerância total ao trabalho forçado ou análogo à escravidão.

Todos os contratos firmados com terceiros ou subcontratados incluem cláusulas padrão que asseguram a tolerância zero ao trabalho escravo ou análogo à escravidão (leia mais no conteúdo GRI 3-3 Gestão do tema material Gestão da cadeia de fornecedores em GRI 3-3: Gestão do tema material Gestão da cadeia de fornecedores).

A Companhia considera como operações que apresentam riscos potenciais de ocorrência de trabalho forçado ou análogo à escravidão as atividades de plantio, construção e manutenção de estradas, além da manutenção de máquinas e equipamentos florestais e a terceirização de mão de obra. São operações localizadas nas regiões onde estão situados nossos sites industriais, quais sejam os estados de São Paulo e Bahia, abrangendo áreas operadas por terceiros.

Para garantir a mitigação de qualquer risco relacionado ao tema, a empresa adota medidas rigorosas e preventivas. Para os trabalhadores terceirizados, exigimos o fornecimento de documentação e realizamos visitas periódicas às operações florestais por equipes de Auditoria Interna e Certificações.

Auditorias nas operações

Realizamos auditorias internas e externas para a gestão de requisitos ambientais, sociais, de gestão e qualidade. Os requisitos são avaliados nos processos de certificação ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC). Também passamos por processo de auditoria externa dos Padrões de Desempenho do IFC (Corporação Financeira Internacional, na sigla em inglês), que abrange nosso site de Lençóis Paulista (SP) em razão do financiamento do Projeto Star – de construção das duas linhas flexíveis de celulose, em operação desde 2021.

Auditorias são realizadas periodicamente nas operações de prestadores de serviços para assegurar conformidade com políticas internas e regulamentações ambientais, de segurança e ética.

A Auditoria Interna possui um plano específico para áreas florestais onde trabalham colaboradores terceiros e apresentam potenciais riscos, garantindo a conformidade com as políticas e procedimentos da empresa e a proteção dos direitos dos trabalhadores. O risco de trabalho forçado ou análogo à escravidão está mapeado na matriz de compliance da Bracell como uma violação extrema. Entre as causas potenciais identificadas estão: atividades com longos turnos e alta demanda de mão de obra operacional; elevado volume de terceirização; e ausência de monitoramento em locais de trabalho geridos por terceiros, especialmente em atividades rurais.