GRI 2-6 A Bracell
Quem somos
A Bracell é líder mundial na produção de celulose solúvel e uma das principais produtoras globais de celulose de eucalipto. A Companhia tem operações industriais no Polo Industrial de Camaçari (BA), Distrito Industrial de Lençóis Paulista (SP), Feira de Santana (BA), São Gonçalo (BA) e Pombos (PE), e operações florestais – da silvicultura à colheita – nos estados da Bahia, São Paulo e Sergipe.
A Bracell é membro da RGE (Royal Golden Eagle), um grupo global de empresas de manufatura baseadas em recursos de base biológica renováveis e energia, fornecidos para cem mercados em todo o mundo. O grupo atua em toda a cadeia produtiva — desde as etapas iniciais, com o desenvolvimento e manejo sustentável de recursos, até as fases finais, nas quais suas empresas produzem itens de alto valor agregado para o mercado global.
Como líder global em fibras naturais sustentáveis, óleos comestíveis, embalagens verdes e soluções de energia mais limpa, a RGE, constrói negócios duradouros, integrando à sustentabilidade como um facilitador do crescimento, ao mesmo tempo em que promove um futuro mais verde e positivo para a natureza. Mantemos o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a conservação e o empoderamento comunitário, guiados pela nossa filosofia dos 5 Cs: fazer o que é bom para a Comunidade, o País (Country), o Clima e o Cliente, e só assim será bom para a Empresa (Company).
Propósito
Melhorar a vida das pessoas, desenvolvendo recursos de maneira sustentável.
Visão
Ser um dos maiores, mais bem geridos e mais sustentáveis grupos baseados em celulose, criando valor compartilhado para a Comunidade, o País, o Clima, os Clientes e a Empresa.
Valores fundamentais
Na Bracell, atuamos de acordo com os valores fundamentais do grupo RGE, conhecidos com T.O.P.I.C.C.. Esses valores são fundamentais para que a Companhia possa cumprir com sua missão e alcançar sua visão de futuro.
T
Estamos alinhados por um propósito coletivo e trabalhamos juntos em Times que se complementam.
O
Para alcançar excelentes resultados e agregar valor o tempo todo, nós assumimos o Olhar de Dono.
P
Para crescermos juntos, nós investimos no desenvolvimento das Pessoas.
I
Seja qual for a situação, agimos sempre com Integridade.
C
Buscamos entender e entregar produtos com melhor valor agregado ao nosso Cliente.
C
Agimos com rigor e investimos para que nossos processos estejam frequentemente em Melhoria Contínua.
Produtos
Nossos produtos são fabricados a partir da celulose, polímero natural, renovável e biodegradável, produzido a partir de madeira de eucalipto proveniente de áreas sob manejo da Bracell ou adquirida de fontes controladas, sempre em conformidade com rigorosos padrões de certificação florestal.
Produzimos três tipos de celulose: celulose de eucalipto branqueada (kraft), celulose solúvel (rayon-grade) e celulose especial (specialty-grade), que são utilizadas para produção de diversos produtos. A Bracell também atua no segmento de produtos de consumo, com forte participação na produção nacional de papel higiênico, papel-toalha, guardanapos e fraldas, por meio da Bracell Papéis.
Aplicações da celulose
Celulose de eucalipto branqueada (kraft)
- Papéis de impressão e escrita;
- Papéis para fins sanitários (higiênico, toalha e guardanapo);
- Papéis para embalagem; e
- Papéis especiais como filtros, autoadesivos, fitas adesivas e papéis de parede.
Celulose solúvel (rayon grade)
- Viscose e fibras de lyocell usadas em tecidos e não tecidos;
- Filamentos de viscose para tecidos delicados (roupas íntimas femininas);
- Lenços umedecidos;
- Máscaras cosméticas;
- Filmes de celofane para embalagens;
- Esponjas de viscose para limpeza doméstica e industrial.
Celulose especial (specialty-grade)
- Flocos de acetato de celulose (filtros de cigarro, fios e fibras de filamentos têxteis para não tecidos);
- Produtos farmacêuticos e alimentícios (produzidos a partir de celulose microcristalina);
- Tintas de imprimir, tintas especiais, esmaltes e cosméticos (produzidos a partir de nitrocelulose);
- Filamento industrial utilizado para produzir reforço de pneus de alta performance; e
- Éteres de celulose e invólucros para salsichas (aplicações especiais de celulose).
Tissue e Personal care
A Bracell também atua no setor de papel Tissue (papel higiênico, papel-toalha, guardanapos e fraldas) com soluções de alta qualidade para os mercados de consumo, institucional e de conversão. Com tecnologia avançada, processos eficientes e foco na sustentabilidade, garantimos produtos de alto desempenho, suavidade e resistência, ao mesmo tempo em que otimizamos o uso de recursos naturais e reduzimos impactos ambientais ao longo de toda a cadeia produtiva.
Consumo
A Linha de Consumo Bracell oferece uma ampla gama de produtos essenciais para o dia a dia, incluindo papel higiênico, papel-toalha, guardanapos e fraldas infantis, proporcionando qualidade e conforto para os consumidores, por meio das nossas marcas.
Linha profissional
A Linha Profissional Bracell traz soluções especializadas em papel Tissue, atendendo às demandas de diversos setores, como corporativo, hospitalar e institucional. Com opções em rolos de alta metragem e interfolhados, a linha inclui papel-toalha e papel higiênico, oferecendo elevado desempenho, resistência e suavidade para um consumo mais eficiente.
Linha de Conversão (Jumbo Roll)
O jumbo roll Bracell é a base da nossa produção de papel Tissue, sendo utilizado como matéria-prima no mercado de conversão, para a fabricação de produtos essenciais como papel higiênico, papel-toalha, guardanapos e lenços de papel. Desenvolvido com tecnologia avançada e alto padrão de qualidade, garante um fornecimento confiável para o mercado de conversão, que o transforma em produtos acabados para o consumidor.
Celulose certificada
Guiados pelo compromisso com a inovação e a sustentabilidade, todas as nossas linhas de produtos são desenvolvidas a partir de celulose 100% virgem e certificada pelo Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC), assegurando rastreabilidade e responsabilidade socioambiental em toda a cadeia produtiva. Aliando eficiência, tecnologia e uso responsável dos recursos naturais, reforçamos nosso papel na construção de um futuro mais sustentável para clientes, consumidores e o meio ambiente.
Nossas operações
A Bracell possui fábricas em São Paulo, Bahia e Pernambuco, dedicadas à produção de celulose e de papel, e florestas plantadas de eucalipto próprias em São Paulo, Bahia e Pernambuco, dedicadas à produção de celulose e de papel.
A Companhia tem, ainda, operações florestais – da silvicultura à colheita de eucalipto – nos estados da São Paulo, Bahia e Sergipe.
A Companhia se destaca pela utilização de tecnologias de ponta, voltadas à eficiência operacional e à qualidade dos produtos. Comprometida com a inovação e a sustentabilidade, adota práticas alinhadas à legislação vigente, às exigências de certificações florestais e industriais, e normas regulatórias, além de seguir protocolos internos rigorosos de gestão socioambiental.
Operações industriais
Temos duas fábricas destinadas à produção de celulose e quatro fábricas voltadas para produção de papel Tissue, da Bracell Papéis.
Nossa capacidade industrial permite produzir, por ano, até 3 milhões de toneladas de celulose kraft ou 2,3 milhões de toneladas de celulose solúvel. Para isso, dispomos de linhas que otimizam e direcionam a produção conforme a demanda do mercado – por esse motivo, chamadas de flexíveis. No segmento de papel, nossas fábricas possuem capacidade para produzir 300 mil toneladas por ano, atendendo tanto ao mercado de conversão quanto ao de produtos acabados.
Fábricas de celulose
-Lençóis Paulista (SP)
-Camaçari (BA)
Fábricas de papel tissue
-Feira de Santana (BA)
-São Gonçalo dos Campos (BA)
-Pombos (PE)
-Lençóis Paulista (SP)
Nossas duas linhas flexíveis do site de Lençóis Paulista (SP), responsáveis pela produção de 87% do volume de celulose em 2024, foram desenvolvidas de acordo com o Best Available Techniques (BAT) Reference Document for the Production of Pulp, Paper and Board (conheça os diferenciais de produção sustentável de nossa fábrica), operando com tecnologia de ponta e elevados padrões ambientais.
Por meio de nossas diretrizes de sustentabilidade, formalizadas em nossas políticas corporativas, nos comprometemos em assegurar processos com alta eficiência, buscando o melhor desempenho em indicadores ambientais estratégicos para o nosso negócio. São exemplos: o consumo de água na produção de celulose, a destinação de resíduos do processo industrial para aterro e as emissões de tCO2e por tonelada de celulose produzida. Dessa maneira, asseguramos operações que tenham foco em criação de valor ambiental positivo.
Nossas fábricas: tecnologia, eficiência e sustentabilidade
Produção de celulose: capacidade e eficiência industrial
- A Bracell possui uma das maiores e mais modernas operações de celulose do mundo.
- 87% da celulose produzida em 2024 foi fabricada nas duas linhas flexíveis do site de Lençóis Paulista (SP).
- As linhas seguem as diretrizes do Best Available Techniques (BAT) Reference Document for the Production of Pulp, Paper and Board, referência internacional para eficiência e sustentabilidade no setor.
- Sustentabilidade na produção:
- 39,72% da energia utilizada vêm de fontes renováveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
- 197,6 mi de GJ de energia gerada, sendo 2.718.408,92 GJ provenientes da biomassa de eucalipto.
- 19,2 m³/adt de água captada por tonelada de celulose produzida.
- Baixo índice de emissões atmosféricas, sem percepção de odor – 1,7 mi tCO2e em 2024.
- 27,1 kg/ADT de resíduos industriais destinados a aterro, com redução de 68% em comparação a 2023.
Produção de papéis e Tissue:
- Reafirmando o compromisso do grupo RGE em investir no Brasil, criamos a Bracell Papéis a partir da aquisição da OL Papéis, em 2023, empresa com mais de 15 anos de atuação na região Nordeste do Brasil, especializada na fabricação de fraldas infantis e produtos Tissue (papel higiênico, papel-toalha, guardanapo e fraldas infantis).
- Nova unidade de negócio da Bracell Papéis, em operação desde 2024 em Lençóis Paulista (SP), tem foco em produtos de consumo.
- Fábricas no Nordeste e no Sudeste, além de operações comerciais nessas regiões e no Sul e Centro-Oeste do Brasil.
- Somos o segundo maior fabricante de papéis Tissue e fraldas do Nordeste, e iniciamos uma nova e significativa participação nos mercados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil.
- Em nossas fábricas, investimos em tecnologias com o objetivo de incrementar os diferenciais em sustentabilidade de nossa operação. No site de Feira de Santana (BA), a nova caldeira de biomassa, em funcionamento desde dezembro de 2024, gera energia limpa, sem emissões de gases de efeito estufa (GEE). A energia abastece a fábrica e contribui para o incremento do uso de energia renovável em nossa matriz energética.
Conheça os diferenciais da nossa nova fábrica de tissue
Em operação total desde abril de 2024, nossa fábrica de Tissue no site de Lençóis Paulista (SP) foi projetada com tecnologias que aumentam a eficiência e reduzem o impacto ambiental em todas as etapas do processo produtivo.
Painel solar
Nossa fábrica conta com um painel solar de 50 mil m², gerando 7,21 MV de energia renovável e livre de combustíveis fósseis. O volume gerado equivale a 20% do consumo de energia da fábrica onde são produzidos papel para consumo, linha profissional e jumbo roll.
Logística inbound de celulose sem uso de caminhões
A fábrica da Bracell Papéis em Lençóis Paulista (SP) está localizada no mesmo site e integrada às linhas flexíveis da Bracell, onde é produzida a celulose kraft utilizada na fabricação de papel Tissue. Essa integração logística permite o transporte da celulose por meio de tubulação, eliminando a necessidade de secagem e do transporte rodoviário, o que reduz emissões de GEE e otimiza os processos.
Eficiência no consumo de água
Nessa nova unidade, a água retirada da celulose no processo produtivo é purificada e reutilizada, garantindo menos captação de recursos hídricos e incrementando a eficiência no uso de água no processo produtivo.
Produção de jumbo roll
A nova fábrica tem capacidade para produzir jumbo rolls, garantindo flexibilidade e eficiência para o mercado de conversão e produtos acabados. Nossa indústria conta com:
– Quatro máquinas de papel Tissue, que produzem jumbo rolls de mais de dois metros de largura.
– Três rebobinadeiras, que transformam jumbo rolls em diferentes formatos para atender às necessidades do mercado.
– Além da distribuição de bobinas para conversão, a fábrica também transforma jumbo rolls em produtos acabados, como papel higiênico e papel-toalha.
Armazém vertical automatizado e economia de energia
Os produtos fabricados no site são armazenados em um armazém vertical automatizado, que utiliza elevadores operados por robôs para otimizar a movimentação das mercadorias. Com isso, garantimos:
– Mais eficiência energética: a automação reduz a necessidade de iluminação excessiva e climatização, resultando em economia de energia na operação.
– Melhor controle logístico: o sistema permite armazenagem otimizada e movimentação rápida dos produtos, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.
– Segurança e eficiência: a automação minimiza interferências humanas, tornando o processo mais preciso, seguro e sustentável.
Florestas plantadas de eucalipto
Em 2024, nossas operações florestais se distribuíram em 178 municípios, localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil:
Notas: 1. São consideradas operações florestais as áreas onde foram realizadas colheita de madeira ao longo do ano de 2024. Nos estados de São Paulo, Bahia e Sergipe, a Bracell tem operações florestais nas quais gerencia e conduz diretamente os processos de silvicultura à colheita de madeira. Em 2024, a Companhia também comprou madeira de terceiros, de áreas localizadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nessas áreas, a Bracell realiza diretamente a colheita e transporte da madeira comprada.
2. A Bracell não dispõe de áreas não plantadas, destinadas para plantios futuros.
Nossa celulose é produzida a partir de florestas plantadas, em conformidade com os padrões estabelecidos pela iniciativa global Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC), que assegura o manejo da madeira como ambientalmente adequado, economicamente viável e socialmente benéfico. Também realizamos compra de madeira controlada, provenientes áreas localizadas nos estados Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Nosso modelo de silvicultura sustentável visa minimizar o impacto no meio ambiente, utilizando práticas de conservação do solo e dos recursos hídricos e de proteção da biodiversidade.
Essas práticas de gestão estão formalizadas em nossa Política de Sustentabilidade, disponível no site da Bracell. Conheça nossas principais diretrizes nessa área:
Plantio em áreas já antropizadas
Não realizamos conversão de áreas de floresta nativa para plantio do eucalipto. Nossas operações florestais ocorrem em áreas já antropizadas, geralmente de pastagens de baixa produtividade e/ou degradadas. Não operamos em áreas de conservação (áreas de preservação permanente ou reserva legal) nem em solos turfosos.
Mosaicos florestais
Realizamos o plantio de eucalipto em um modelo de mosaico florestal, que intercala plantações de eucalipto com áreas de floresta nativa (nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), conservando e promovendo a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e as paisagens naturais. Destinamos mais de % das áreas de nossa operação florestal à preservação e conservação da vegetação nativa.
Remoção de CO2
As florestas plantadas de eucalipto da Bracell e as áreas de florestas nativas de nossas operações desempenham um papel essencial na remoção de CO₂ da atmosfera, absorvendo e estocando carbono ao longo do ciclo de crescimento das árvores. Isso contribui para a mitigação de parte das nossas emissões de GEE. Leia mais sobre o nosso balanço de carbono no tema material Mudanças Climáticas.
Conservação de solo
Manejamos o solo com ênfase na conservação de seus atributos físicos, químicos e biológicos, por meio da prática do cultivo mínimo. Matemos, nas áreas de produção de eucalipto, os resíduos florestais pós-colheita, como cascas, ramos e folhas, favorecendo o aumento dos teores de matéria orgânica no solo. Com isso, reduzimos o uso de fertilizantes químicos, mantemos a umidade do solo e criamos uma proteção natural, que o protege contra lixiviação por chuvas.
Manejo integrado de pragas e doenças
Realizamos o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD), por meio da resistência genética e uso de inimigos naturais. O controle químico somente é adotado como última alternativa.
Viveiros
Nossas mudas são produzidas em viveiros próprios, desenvolvidas por nosso time de Pesquisa & Desenvolvimento, com alta qualidade, com resiliência climática e adequadas ao ecossistema das regiões em que estão localizadas nossas operações florestais.
Georreferenciamento
Utilizamos dados oficiais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para georreferenciar todas as fazendas sob nossa gestão. Eles são integrados ao Sistema de Informação Geográfica, permitindo o cruzamento com outras bases, como unidades de conservação, zonas de amortecimento e áreas de proteção ambiental. Esse processo orienta os procedimentos operacionais em cada propriedade, considerando as restrições e condições dos planos de manejo.
Restauração de áreas degradas
Realizamos na Bahia nosso Programa de Restauração de Áreas Degradadas. A metodologia que utilizamos foi aprovada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Cultive Eucalipto
Como incentivo ao cultivo sustentável, realizamos o programa Cultive Eucalipto, que oferece assistência técnica especializada a produtores e parceiros florestais. Saiba mais em https://cultiveeucalipto.com.br/.
Escritórios administrativos
Bracell
- 1 escritório em São Paulo (SP)
- 1 escritório em Lençóis Paulista (SP)
- 1 escritório em Camaçari (BA)
- 1 escritório em Alagoinhas (BA)
Bracell Papéis
- 1 escritório em Lençóis Paulista (SP)
- 1 escritório em Feira de Santana (BA)
Hubs comerciais
- Ásia
- EMEA (Europa, Oriente Médio e África)
- Estados Unidos
Centros de distribuição de celulose especial
- Estados Unidos
- Europa
- China
Principais destinos comerciais em 2024
Celulose produzida na Bahia
Celulose produzida em São Paulo
Papel produzido em São Paulo
Papel produzido na Bahia e Pernambuco
Logística de distribuição
A operação logística da Bracell é estruturada com uma combinação de modais de transporte pensados para ganho de eficiência na distribuição de nossos produtos até o cliente. Esse modelo garante a entrega ágil e segura, atendendo principalmente aos fabricantes de produtos têxteis, papéis, embalagens e produtos de papel Tissue.
São Paulo
1. Transporte de celulose em caminhões: 98% do volume de celulose é transportado do Distrito Industrial de Lençóis Paulista (SP), até o terminal rodoferroviário de Pederneiras (SP). Esse transporte é realizado por meio de caminhões próprios.
Frota própria: no ano de 2024, atingimos a melhor eficiência energética da frota própria, alcançando média geral de 2,76 km/l no consumo de diesel, versus 2,57 km/l em 2023, aumento de 7%.
Caminhões elétricos: para esse trajeto, desde 2023, a Bracell tem testado, de maneira pioneira, o uso de caminhões elétricos para o transporte de celulose. A iniciativa é inédita nesse tipo de operação com veículos pesados (caminhão com mais de 40 toneladas). Dessa forma, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, processos e atividades. Além disso, amplia suas ações voltadas à sustentabilidade também para a etapa logística da cadeia produtiva, contribuindo com a redução das emissões de GEE e no combate às mudanças climáticas. A frota elétrica é abastecida com energia renovável gerada no processo industrial de produção da celulose.
2. Transporte de trem até o Porto de Santos: do terminal rodoferroviário, a celulose segue de trem até o Porto de Santos (SP). Os vagões são próprios da Bracell e as locomotivas pertencem ao operador ferroviário que opera sob concessão.
3. Transporte em navios breakbulks para o mercado internacional: do Porto de Santos (SP), 90% da celulose é exportada em navios breakbulks.
No Porto de Santos (SP), a Companhia tem um terminal próprio para a operação logística porto-a-porto de celulose, transportada por navios do tipo breakbulk. O transporte em contêineres é operacionalizado em terminais terceirizados.
4. Transporte em contêiner para o mercado doméstico: do total de celulose produzida no site de Lençóis Paulista (SP), 2% são destinadas ao mercado doméstico, transportados por meio de contêineres, via caminhão, até nossos clientes. Os contêineres também são utilizados no transporte de 100% dos produtos Tissue. Os caminhões partem do site de Lençóis Paulista (SP) até o Porto de Santos (SP) em frota terceirizada.
No Porto de Santos (SP), a Companhia tem um terminal próprio para a operação logística porto-a-porto de celulose, transportada por navios do tipo breakbulk. O transporte em contêineres é operacionalizado em terminais terceirizados.
Bahia
- Transporte de caminhão terceirizado até o Porto de Salvador (BA): a celulose solúvel e especial parte do Polo Industrial de Camaçari (BA) e segue de caminhão até o Porto de Salvador (BA), por meio de frota terceirizada.
- Transporte de contêineres e breakbulks para o mercado internacional: do Porto de Salvador, a celulose segue para os clientes, no exterior, sendo 97% do volume transportado via contêiner e 3% em navios breakbulks.
Contexto logístico: resiliência e eficiência
O ano de 2024 apresentou desafios significativos para a logística global, com impactos como restrições no transporte marítimo internacional, greves no setor nos EUA e congestionamentos portuários no Brasil. Diante desse cenário, a Bracell intensificou sua atuação junto a operadores internacionais, assegurando entregas dentro do prazo em todos os mercados. Também reforçamos a manutenção de armazéns na Europa, nos EUA e na Ásia, garantindo estoques mínimos estratégicos para atender clientes e fortalecer contratos de longo prazo.
Automação e inovação no Porto de Santos
Em 2024, concluímos os investimentos no projeto de automação do terminal da Bracell no Porto de Santos, aprimorando a eficiência da movimentação de cargas. Agora, dois pórticos e quatro pontes volantes operam no recebimento da celulose transportada por trens do terminal rodoferroviário de Pederneiras (SP), permitindo o carregamento ágil dos navios breakbulk com um sistema que dá suporte, inclusive, às operações a distância.
Expansão da infraestrutura logística na Bahia
Na Bahia, operamos em 2024 com nosso novo armazém, que possibilita o aprimoramento do planejamento de envios para clientes internacionais. Essa unidade tem capacidade para armazenar até três meses de vendas de celulose, garantindo mais flexibilidade e segurança no atendimento da demanda global.
Controle logístico e monitoramento de exportações
A exportação a partir do Porto de Salvador (BA), realizada majoritariamente por contêineres, nos permite controle total das entregas de celulose especial produzida no estado. Monitoramos as remessas em tempo real, do momento em que saem da fábrica até a chegada ao destino, garantindo segurança e previsibilidade para nossos clientes.
Pesquisa e desenvolvimento florestal
Atuamos em três grandes frentes para garantir o fornecimento sustentável de madeira de alta qualidade em médio e longo prazos, assegurando, assim, a perenidade do negócio e a excelência de nossos produtos.
Melhoramento genético clássico
A Bracell não utiliza organismos geneticamente modificados (OGM) em sua operação, e desenvolve seus clones de eucalipto por meio do melhoramento genético clássico. Esse processo envolve a geração, avaliação e seleção de clones aprimorados por ciclos sucessivos.
O foco do melhoramento genético também está no desenvolvimento de técnicas que visam aumentar a eficiência da clonagem, garantindo madeira de alta qualidade e mais sustentabilidade ao longo do tempo.
Silvicultura e manejo florestal
A Bracell busca a melhoria contínua dos processos de monitoramento e zoneamento climático, além de adotar práticas de conservação, preparo e fertilização do solo. O controle sustentável de pragas, doenças e plantas daninhas também é uma prioridade, garantindo a saúde e a produtividade das florestas a longo prazo.
Extensão florestal e transferência de tecnologia
A empresa oferece assistência técnica especializada e promove a transferência de tecnologia para suas operações florestais, assegurando a implementação de melhores práticas e o aprimoramento constante dos processos.
Pesquisa e desenvolvimento industrial
Realizamos pesquisas e estudos para otimização de nossas operações industriais, dentro de quatro grandes áreas:
Desenvolvimentos de madeira:
- Avaliação da qualidade da madeira proveniente dos plantios que abastecem nossas unidades industriais, identificando os impactos potenciais no processo produtivo e na qualidade final dos produtos.
- Apoio à pesquisa e desenvolvimento florestal, com foco na melhoria da qualidade da madeira e no desenvolvimento de novos clones e práticas silviculturais que favoreçam a sustentabilidade a longo prazo.
Desenvolvimento de processo:
- Melhoria contínua dos processos produtivos, visando aumentar a competitividade por meio de soluções inovadoras focadas em qualidade, produtividade e redução de custos.
- Identificação e implementação das melhores tecnologias laboratoriais e industriais disponíveis no mercado, alinhando-as às nossas necessidades operacionais e ambientais.
Desenvolvimentos de produto:
- Identificação de novas oportunidades de desenvolvimento de produtos, com o objetivo de atender às demandas de nossos clientes em diferentes segmentos e impulsionar a inovação em nossas linhas de produção.
Biorrefinarias e meio ambiente:
- Desenvolvimento de projetos de biorrefinarias para otimizar o aproveitamento e a valorização de subprodutos do processo produtivo, promovendo a economia circular.
- Estudo e implementação de soluções ambientais eficientes, com foco na preservação dos recursos naturais e no aumento da sustentabilidade dos processos produtivos.
Certificações
ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015
Todas as nossas operações industriais são certificadas com ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, atendendo a requisitos de qualidade e . Na Bahia, as operações florestais são certificadas com a ISO 14001:2015.
ISEGA e IQTC
Nossas fábricas na Bahia e em São Paulo têm certificação do Instituto Isega, atestando que a celulose produzida atende aos requisitos para contato com alimentos. Dessa forma, garantimos o cumprimento das exigências de qualidade e segurança do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos e da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
A fábrica de Lençóis Paulista (SP) também tem o certificado do Centro Tecnológico do Distrito Aduaneiro de Guangzhou (IQTC), atendendo à regulamentação chinesa GB 4806-8, que também certifica que a celulose pode entrar em contato com alimentos.
PEFC
Nossas operações florestais são certificadas pelo Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC), uma certificação global que assegura o manejo da madeira como ambientalmente adequado, economicamente viável e socialmente benéfico.
Halal e Kosher
100% das operações da Bracell na Bahia possuem a certificações Halal, que garante a conformidade do processo de fabricação aos padrões éticos, morais e legais islâmicos. Além disso, também possuímos a certificação Kosher, que atesta a qualidade e a segurança dos mesmos processos em conformidade às normas da alimentação judaica.
Customs-Trade Partnership Against Terrorism (C-TPAT)
As operações da Bracell na Bahia têm a aprovação de uma auditoria dos EUA com foco em procedimentos antiterrorismo na área logística da Companhia. A iniciativa faz parte do Customs-Trade Partnership Against Terrorism (C-TPAT), programa voluntário de segurança da cadeia de suprimentos liderado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. A ação apura riscos de sabotagem como a contaminação de contêineres.
Nordic Swan e EU Ecolabel
Os selos Nordic Swan e EU Ecolabel são concedidos a produtos que atendem a rigorosos critérios de desempenho ambiental definidos pela União Europeia. Esses reconhecimentos certificam que os produtos foram desenvolvidos com foco em sustentabilidade, considerando todas as etapas do ciclo de vida e com o mínimo impacto ambiental possível. A Bracell recebeu essas certificações para sua produção de celulose kraft de eucalipto em São Paulo, reafirmando nosso compromisso com práticas responsáveis e a redução dos impactos ambientais em nossas operações.
Selo Ouro GHG Protocol
O Selo Ouro GHG Protocol é concedido às empresas que demonstram o mais alto nível de qualificação e transparência na publicação de seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Registro Público de Emissões (RPE) do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Esse selo reconhece nosso esforço em tornar pública e detalhada a nossa gestão de emissões de GEE, reforçando o compromisso da Bracell com a transparência e a contribuição para a mitigação das mudanças climáticas. Como membros do PBGHG, buscamos promover a transparência e a colaboração voluntária entre organizações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Operações de São Paulo
Certificação ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, PEFC e ISEGA.
Operações da Bahia
Certificação ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, PEFC, ISEGA Halal e Kosher.
Veja aqui todas as nossas certificações.
Divulgações ESG
Reporting Matters
O Selo Reporting Matters, concedido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), reconhece as melhores práticas em relatórios de sustentabilidade. Em 2024, alcançamos uma pontuação de 88%, com um salto significativo de 23 pontos percentuais em relação a 2023. Atingimos pontuação máxima nos critérios de materialidade, engajamento de stakeholders, verificação externa, estratégia, alinhamento, performance, parceria e colaboração. Essa evolução reflete o nosso contínuo aprimoramento nas áreas de Princípios, Experiência e Conteúdo, destacando nosso compromisso com a transparência, com a melhoria contínua e com a comunicação eficaz das nossas ações e resultados em sustentabilidade.
CDP
A Bracell também passa a realizar, a partir de 2024, reporte anual ao CDP. O objetivo é divulgar, de forma transparente, as ações e projetos voltados para o combate às mudanças climáticas, bem como os resultados das metas estabelecidas sobre o tema no Bracell 2030. No ano, recebemos nota B nas categorias Clima, Floresta e Água. Saiba mais em https://www.cdp.net/pt/data/scores.
Estratégia e desempenho
Em 2024, a Bracell iniciou um novo ciclo de sua história, com o lançamento de seu posicionamento estratégico: Fazer a diferença em cada detalhe. Esse posicionamento reforça o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade, a inovação, a excelência na qualidade dos produtos, a atração e desenvolvimento de talentos, e a criação de valor positivo para as comunidades locais.
A estratégia da Bracell é focada no crescimento sustentável, com ênfase na eficiência operacional, na qualidade dos produtos e na expansão do mercado, sempre integrando práticas sustentáveis em todas as operações.
Expansão de negócios e inovação
Em 2024, a Bracell registrou avanços significativos em produção, inovação florestal e expansão para o mercado de consumo, reforçando sua estratégia de crescimento sustentável e diversificação de portfólio.
Alta performance na produção de celulose
No segmento de celulose solúvel e kraft, superamos a marca de 3 milhões de toneladas produzidas no estado de São Paulo, enquanto na unidade da Bahia alcançamos um recorde de 482.147 ADT no ano. Essa produção abasteceu mercados estratégicos na Ásia, América do Norte e Europa, consolidando a Bracell como um dos principais players globais do setor.
Pesquisa e inovação florestal
A inovação genética foi outro destaque do ano, com o início do plantio comercial de compostos clonais desenvolvidos especificamente para as condições das operações em São Paulo e Bahia. Os novos materiais trouxeram mais resiliência às mudanças climáticas e eficácia no controle de pragas e doenças, contribuindo para a produtividade e sustentabilidade das plantações.
Monitoramento Ambiental
Avançamos com a instalação de Torres de Fluxo em áreas de vegetação nativa e florestas plantadas de eucalipto. Esses equipamentos coletam dados sobre fluxo de carbono (emissão e remoção) e de água das árvores. Medimos também a temperatura do solo, obtendo dados que fornecem informações essenciais para o aprimoramento de nossas estratégias frente às mudanças climáticas.
Entrada no mercado de consumo com Bracell Papéis
Demos continuidade à nossa expansão no mercado de Tissue em 2024, com o início das operações na nova fábrica da Bracell Papéis, em Lençóis Paulista (SP). No ano, destacamos o lançamento das marcas Familiar e Supra (papel higiênico), além do papel-toalha Absoluto. Essa movimentação estratégica consolidou nossa presença no Sudeste e nos posicionou como líderes no Nordeste no segmento de papel higiênico, além de nos colocar entre os cinco maiores players nacionais do setor de papéis de consumo.
A sustentabilidade é o pilar central da Estratégia Bracell
A sustentabilidade é um componente fundamental da estratégia da Bracell, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Em 2024, avançamos na implementação do Bracell 2030, nosso plano estratégico de sustentabilidade de longo prazo, com 14 metas e compromissos relacionados ao clima, à natureza, às pessoas e às comunidades. Esse plano visa contribuir ativamente para os desafios globais, enquanto buscamos atingir nossas metas específicas relacionadas a emissões, biodiversidade, inclusão social e responsabilidade corporativa.
Destaques de sustentabilidade em 2024
Paisagens sustentáveis e biodiversidade
Em nossa estratégia de preservação ambiental e proteção da biodiversidade, destacamos a certificação de uma nova área para a reintegração de animais silvestres no bioma Caatinga. Avançamos com o Compromisso Um-Para-Um, no qual preservamos e conservamos um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto. Em 2024, estabelecemos novas parcerias com órgãos públicos em São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul para conservação de unidades de preservação.
Promovendo crescimento sustentável
Em nossa operação industrial, destacamos a redução no consumo de água por tonelada de celulose produzida, alcançando 19,2 m³/adt. Além disso, registramos uma significativa melhoria na destinação de resíduos do processo industrial para aterros, com um resultado de 27,1 kg/adt.
Empoderamento e inclusão
Aumentamos a participação de mulheres em cargos de liderança na Companhia, com 117 mulheres ocupando posições de Coordenação, Gerência e Gerência Sênior, representando 29,4% do total dessa força de trabalho. Também avançamos na elaboração de um roadmap com metas para o fomento de negócios liderados por mulheres e ações voltadas à geração de renda e educação nas comunidades de entorno de nossos negócios.
Nota: a meta de mulheres na liderança, do Bracell 2030, considera o número de líderes que atuam diretamente nas unidades de negócio de celulose.
Geração de valor social
Em 2024, ampliamos nossa força de trabalho e fechamos o ano com 10.220 colaboradores próprios (8.547 colaboradores próprios Bracell e 1.673 da Bracell Papéis) e 17.350 terceiros atuantes diretamente nas operações de celulose e papel. Por meio do Bracell Social, investimos R$ 8,4 milhões em projetos nas áreas de educação, geração de renda e promoção de cidadania, beneficiando diretamente 152,1 mil pessoas. Esses investimentos reforçam nosso compromisso de gerar valor social, promovendo a inclusão e o bem-estar das comunidades nas quais atuamos.
Este relatório evidencia como a Bracell integra de forma estratégica a sustentabilidade em suas operações, alinhando-se aos ODS da Agenda 2030 da ONU, ao mesmo tempo em que gera valor a longo prazo para a empresa, para as pessoas e para o planeta.
Saiba mais sobrea as metas do Bracell 2030
Destaques 2024
Ambientais
- 7,2% de redução no consumo de água por tonelada de produto (20,69 m3/adt em 2023 e 19,20 m3/adt em 2024).
- 186 mil ha de vegetação nativa em áreas públicas conservadas.
- 67,09% de redução no envio de resíduos sólidos para aterro por tonelada de produto (260.147 toneladas em 2023 e 85.612 toneladas em 2024).
- 98% de conservação alcançada no Compromisso Um-Para-Um.
- 96,2% de recuperação química de cal e soda na produção de celulose.
- Nossas florestas plantadas removeram 2.745.849 tCO₂e e as florestas nativas que preservamos removeram 1.373.161 tCO₂e, totalizando 4.119.010 tCO₂e de remoções brutas.
Sociais
- 70,54% de aumento na renda de famílias participantes de projetos de geração de renda em relação a 2023 (R$ 288.778,10 em 2023 e R$ 492.481,30 em 2024).
- 30% como meta de aumento na proficiência em português e matemática nas escolas apoiadas.
- 29,4% de mulheres em cargos de liderança na empresa.
- 90% como meta de avaliação positiva em relação ao respeito e equidade no ambiente de trabalho.
- 58,8% de projetos de negócios de impacto apoiados liderados por mulheres.
Nota: a meta de mulheres na liderança, do Bracell 2030, considera o número de líderes que atuam diretamente nas unidades de negócio de celulose.
Governança
- Comitê Diretivo de Sustentabilidade acompanha o progresso da estratégia de sustentabilidade da Bracell e da gestão de riscos de sustentabilidade.
- Gestão de riscos abrange questões socioambientais e de governança.
- Realização do estudo de dupla materialidade ampliando a abordagem sobre a gestão de riscos e impactos em sustentabilidade.
GRI 2-7 Empregados
Como uma empresa em expansão, capital humano é um recurso estratégico para a sustentabilidade e perenidade dos negócios da Bracell. Em 2024, demos continuidade aos investimentos em atração e retenção de talentos. Aumentamos nossa base de colaboradores próprios em 22%. Esse aumento se deve ao incremento de nosso time nas operações de celulose e ao início da operação de nossa unidade de negócio de Tissue, por meio da Bracell Papéis.
Nossos colaboradores atuam em operações florestais (silvicultura e colheita), industriais (produção de papel e celulose) e em áreas de apoio administrativas.
Na Bracell Papéis, somamos 1.673 colaboradores próprios que atuam em nossas fábricas em São Gonçalo dos Campos (BA), Feira de Santana (BA), Pombos (PE) e Lençóis Paulista (SP) em 2024. Nas unidades de negócio de celulose, totalizamos 8.547 colaboradores próprios, que atuam nas operações da Bracell em São Paulo e na Bahia.
Ao todo, somos 10.235 colaboradores próprios em 2024, atuantes nas unidades de celulose e papel
Região | 2022 | 2023 | 2024 | ||||||
Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | |
Bahia Celulose | 1.342 | 436 | 1.778 | 1.434 | 470 | 1.904 | 1.479 | 490 | 1.969 |
São Paulo Celulose | 3.412 | 715 | 4.127 | 4.501 | 986 | 5.487 | 5.265 | 1.313 | 6.578 |
Papéis Sudeste | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 476 | 143 | 619 |
Papéis Nordeste | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 834 | 235 | 1.069 |
Total | 4.754 | 1.151 | 5.905 | 5.935 | 1.456 | 7.391 | 8.054 | 2.181 | 10.235 |
Nota: as operações da Bracell Papéis iniciaram suas operações em 2023 e reportam pela primeira vez seu desempenho em indicadores de sustentabilidade referente ao ano de 2024.
Tipo de contrato | 2022 | 2023 | 2024 | ||||||
Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | |
Empregados permanentes | 5.094 | 1.232 | 6.326 | 5.897 | 1.421 | 7.318 | 7.847 | 2.003 | 9.850 |
Empregados temporários | 123 | 86 | 206 | 38 | 35 | 73 | 195 | 175 | 370 |
Empregados sem jornada de trabalho fixa | 1.845 | 152 | 1.997 | 4.683 | 1.033 | 5.716 | 509 | 192 | 701 |
Empregados em regime integral | 4.963 | 1.215 | 6.178 | 5.735 | 1.387 | 7.122 | 7.934 | 2.028 | 9.962 |
Empregados em regime parcial1 | 72 | 58 | 130 | 17 | 23 | 40 | 108 | 150 | 258 |
Nota: para melhor adequação à norma GRI, ajustamos o entendimento sobre os colaboradores considerados sem garantia de carga horária, gerando a redução deste número em 2024. São considerados colaboradores próprios sem jornada de trabalho fixa aqueles que ocupam função de especialista, coordenação, gerente, gerente senior e diretoria (leia mais no conteúdo GRI 405-1 Diversidade em órgãos de governança e empregados).
GRI 2-8 Trabalhadores que não são empregados
Em 2024, nossa cadeia de fornecedores somou 1.914 parceiros cadastrados, com contratos ativos nas operações da Bracell e Bracell Papéis Sudeste, atuantes diretamente no site de Lençóis Paulista (SP). Nas operações da Bahia e Pernambuco – Bracell e Bracell Papéis Nordeste – somamos o total de 9.823 fornecedores com contratos ativos.
Contratamos localmente 91% dos fornecedores de São Paulo – para as operações da Bracell e Bracell Papéis Sudeste – e 61% dos fornecedores da Bahia – para as operações da Bracell. Na Bracell Papéis Nordeste, o percentual foi de 53,15% – que incluem operações de Feira de Santana (BA), São Gonçalo dos Campos (BA) e Pombos (PE).
São considerados fornecedores locais aqueles situados nos estados onde nossas unidades operacionais estão localizadas. O cálculo do percentual de compras com fornecedores locais considera todas as unidades operacionais da Companhia. Por motivos de confidencialidade, a Bracell não divulga dados financeiros (leia mais o conteúdo GRI 204-1 Proporção de gastos com fornecedores locais).
Gênero | 2022 | 2023 | 2024 | ||||||||
Bahia Celulose | São Paulo Celulose | Bracell | Bahia Celulose | São Paulo Celulose | Bracell | Bahia Celulose | São Paulo Celulose | Papéis Sudeste | Papéis Nordeste | Bracell | |
Homens | 3.025 | – | 12.434 | 2.671 | 12.056 | 14.727 | 3.877 | 11.397 | 502 | – | 15.776 |
Mulheres | 138 | – | 138 | 108 | 1.182 | 1.320 | 202 | 1.356 | 16 | – | 1.574 |
Total | 3.544 | 12.434 | 15.597 | 2.809 | 13.238 | 16.047 | 4.079 | 12.753 | 518 | 5.744 | 17.350 |
Notas: 1. o número de profissionais se refere a trabalhadores terceirizados que desempenham funções em áreas como alimentação e restaurante, limpeza, manutenção e reparos de máquinas e equipamentos, segurança, além de fornecedores que atuam em engenharia, serviços florestais e transporte.
2. a Bracell Papéis iniciou suas operações em 2023 e reporta pela primeira vez seu desempenho em indicadores de sustentabilidade referente ao ano de 2024.
3. as operações da Bracell Papéis Nordeste estão em fase de integração de processos ao sistema de gestão da Bracell. Os dados de trabalhadores estão disponíveis apenas em relação ao seu número total, sem a estratificação por gênero.
GRI 2-30 Acordos de negociação coletiva
A Bracell efetua anualmente reajustes salariais, mediante negociações coletivas com os sindicatos que representam cada categoria. Nesses processos, valoriza o diálogo e promove o respeito com as entidades representativas dos nossos colaboradores.
Para além dos salários fixos, contamos com Pagamento por Participação nos Resultados (PPR). Esses valores são firmados anualmente entre a empresa, uma comissão eleita pelos colaboradores e o sindicato da categoria. Já o PPR de profissionais nos níveis de especialista, coordenadores, gerentes e lideranças seniores é calculado por meio de contrato individual de metas, cuja premiação é regida pelo programa de bônus corporativo.
São abrangidos por acordo coletivo 95% dos colaboradores próprios para as operações de Bracell Celulose, Papéis Sudeste e Nordeste, e 97% dos colaboradores próprios da Bracell Celulose Bahia.
São incluídos nos acordos as seguintes categoriais funcionais, por unidade de negócio:
- Bracell Celulose Bahia exclui gerentes e acima;
- Bracell Celulose São Paulo exclui coordenadores e acima;
- Bracell Papéis Sudeste exclui coordenadores e acima;
- Bracell Papel Nordeste exclui especialistas e acima.
Saiba mais em GRI 2-19 – Políticas de remuneração e GRI 2-20: Processo para determinar remuneração.