GRI 306-1 Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos
Os Procedimentos de Valorização de Resíduos atendem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Cumprimos integralmente a Política Ambiental e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Em nosso Sistema Integrado de Gestão, resíduos sólidos são um dos KPIs monitorados. O índice é divulgado periodicamente aos colaboradores, ao longo do ano, para acompanhamento da performance.
Nosso processo de gestão de resíduos industriais da Bracell baseia-se na lógica da economia circular, com foco em:
-
Reduzir o volume de resíduos gerados no processo;
-
Reutilizar os materiais sempre que possível; e
-
Reciclar os resíduos com parceiros, diante da impossibilidade de redução na geração e do reúso.
Adotamos práticas alinhadas aos princípios da economia circular, com foco em transformar nossa cadeia de valor e nossos processos produtivos, para minimizar impactos ambientais. Nesse sentido, o gerenciamento de resíduos industriais é estruturado para promover:
-
Ecoeficiência: minimizar a geração de resíduos por meio de processos produtivos otimizados;
-
Valorização de resíduos: transformar subprodutos em insumos para outras cadeias produtivas, como combustíveis derivados de biomassa, corretivos de solo e adubos orgânicos;
-
Cadeia de valor circular: integrar resíduos ao próprio ciclo produtivo, promovendo a regeneração de recursos e o fechamento de ciclos.
Produzimos celulose de eucalipto branqueada (kraft), celulose solúvel (rayon-grade) e celulose especial (specialty-grade), abastecendo diversos mercados globais. Além disso, atuamos no setor de papéis Tissue, por meio da Bracell Papéis, unidade dedicada à produção de papel higiênico, papel-toalha, guardanapos e fraldas (leia mais no conteúdo GRI 2-6 A Bracell).
Geramos resíduos no processo de fabricação de celulose e papel, bem como em nossas operações florestais (veja os resíduos gerados por tipo e por operação no conteúdo GRI 306-3: Resíduos gerados).
Em nossas operações florestais, mantemos nas áreas de plantio os resíduos florestais pós-colheita, como cascas, ramos e folhas, favorecendo o aumento dos teores de matéria orgânica no solo. Das madeiras que são destinadas à fabricação de celulose, ainda são gerados resíduos como cascas, galhos e folhas, serragem e resíduos do descasque de madeira em nossa operação industrial.
No processo de fabricação de celulose são gerados também resíduos como lama de cal e cinza de caldeira, grits, dregs, entre outros. Tanto a operação industrial quanto a florestal também resultam na geração de resíduos como embalagens e óleos, entre outros que são destinados para reciclagem, reutilização, recuperação energética, coprocessamento, aterro e outras destinações (leia mais no conteúdo GRI 306-4: Resíduos não destinados para disposição final e GRI 306-5: Resíduos destinados para disposição final).
O Bracell 2030 contempla meta de redução de destinação de resíduos para aterro
Na gestão de resíduos da produção industrial de celulose, temos o objetivo de reduzir em 90% o envio de resíduos sólidos industriais Classe II para aterro por tonelada de produto até 2030, chegando a 5 kg/adt.
Em 2024, superamos a meta do ano, alcançando o resultado de 27,1 kg/adt de resíduos sólidos destinados à aterro por tonelada de celulose produzida. O resultado superou significativamente a meta de 43,7 kg/adt prevista para o ano.
Temos também como meta alcançar 97% de recuperação de insumos químicos em nossas operações industriais, considerando a taxa de recuperação da soda caustica (NaOH) e de cal virgem (CaO) na produção de celulose. Em 2024, alcançamos a meta prevista de redução de 96,20% (leia mais sobre as metas e compromissos do Bracell 2030 no conteúdo GRI 2-22 Declaração sobre estratégia de desenvolvimento sustentável).
GRI 306-2 Gestão de impactos significativos relacionados a resíduos
Um dos potenciais impactos associados ao gerenciamento de resíduos gerados no processo industrial diz respeito à ocupação de terrenos para a instalação de aterros industriais. Para reduzir o potencial impacto de uso da terra, a Bracell mantém seu foco em garantir a menor geração possível de resíduos em nossas operações, com práticas que garantam a ecoeficiência industrial.
Os processos de classificação, segregação, armazenamento e transporte dos resíduos gerados nas operações florestais e industriais é realizado em conformidade à legislação e ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os checklists preventivos incluem itens ambientais que contribuem para a gestão de resíduos, como a disponibilidade de kits de emergência ambiental que devem ser utilizados durante a manutenção das máquinas. A Bracell também tem práticas que impactam na redução da geração de resíduos.
Na nossa fábrica de São Paulo, buscando a circularidade nas operações com resíduos, são aplicadas alternativas com parceiros externos que visam à produção de corretivos agrícolas e compostos orgânicos. Assim, atuamos ativamente para reduzir a geração, especialmente em um cenário de aumento da produção a cada ano.
Os resíduos gerados nas operações industriais de celulose em Lençóis Paulista (SP) são pesados diariamente, processo realizado na balança da fábrica, com emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). Os dados são registrados em sistemas internos. Ao fim de cada mês, essas informações são consolidadas, são gerados indicadores ambientais e publicados relatórios com esses dados, como o Relatório de Sustentabilidade e os exigidos pela Cetesb. Os resíduos são classificados por tipo e destino, com base também nos códigos do Ibama.
Na fábrica do Polo Industrial de Camaçari (BA), a operação é contínua, 24 horas por dia. Os resíduos são coletados em pontos específicos da unidade e transportados por uma empresa terceirizada até as áreas de armazenamento ou para carregamento externo. Cada movimentação é registrada, sendo utilizado um fator de conversão para estimar o peso a partir do volume. Essa metodologia garante controle sobre o volume de resíduos gerados, sua destinação (para aterro, reciclagem ou comercialização) e permite o acompanhamento de indicadores, como o total gerado por tonelada de celulose produzida.
Na Bracell Papéis, especificamente na fábrica Feira de Santana (BA), a gestão também é realizada com base em planilhas, base de registro dos dados das notas fiscais, dos pesos e dos valores dos resíduos. Os controles são mensais e separados por unidade. Todos os resíduos saem da fábrica com MTR emitido, garantindo rastreabilidade. A unidade também mantém atualizado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos como ferramenta de apoio à gestão.
Por fim, na unidade da Bracell Papéis Sudeste, localizada no site de Lençóis Paulista (SP), são gerados majoritariamente resíduos recicláveis, como papel, papelão, plástico, metal e madeira. Os dados de resíduos e os respectivos MTRs são registrados internamente. Os resíduos são comercializados. Mais de 90% dos resíduos gerados na unidade são recicláveis e destinados a empresas parceiras, o que reforça o compromisso com a economia circular.
A partir dos princípios de redução na geração, reúso e reciclagem, desenvolvemos algumas iniciativas em nossas operações, como:
Preparo de cavaco
A seleção clonal e as atividades de manejo e colheita da Bracell garantem a geração de toras de eucalipto com pouca casca e com características que tragam mais aproveitamento na produção. Dessa forma, há a redução de resíduos no preparo de cavaco e na depuração da linha de fibras.
Valorização da casca e da serragem
A casca e a serragem provenientes do eucalipto são utilizadas como biomassa em fornos e caldeiras, contribuindo para a substituição de combustíveis fósseis, como o gás natural, e reduzindo a necessidade de áreas para disposição em aterros. Os resíduos excedentes do processo de geração energética, quando gerados por indisponibilidade de equipamentos, são direcionados a parceiros externos para o aproveitamento energético ou para aplicação em recuperação de áreas degradadas.
Uso da lama de cal
A lama de cal, gerada em momentos transitórios de parada e partida do forno de cal, é recuperada no próprio processo industrial ou, quando não é possível realizar a sua diluição no sistema de recuperação química, direcionada para parceiros externos para a produção de corretivos de solo.
GRI 306-3 Resíduos gerados
Em 2024, a Bracell alcançou uma significativa redução na quantidade de resíduos industriais enviados para aterro, resultado direto da expansão de iniciativas alinhadas à economia circular. Superamos a meta do ano, alcançando o resultado de 27,1 kg/adt de resíduos sólidos destinados à aterro, por tonelada de celulose produzida. O valor superou a meta de 43,7 kg/adt prevista para o período.
Uma das principais ações que proporcionaram esse avanço foi a homologação de novos fornecedores para o reaproveitamento de resíduos na produção de insumos agrícolas, como corretivos de solo e fertilizantes orgânicos. A iniciativa contribui para a redução de impactos ambientais e fortalece cadeias produtivas locais por meio do uso responsável de materiais anteriormente descartados.
Na unidade de Camaçari (BA), os grits, resíduos sólidos industriais gerados no processo de produção de celulose, passaram a ser testados, , como material para revestimento de solo em áreas de tráfego de caminhões, próximas às operações florestais.
A partir de abril de 2024, em Lençóis Paulista (SP), o lodo biológico úmido, antes destinado a aterro, passou a ser integralmente reaproveitado na produção de fertilizantes orgânicos via compostagem, eliminando sua disposição final. O lodo primário também passou a ser utilizado na fabricação de artefatos de papel, e os resíduos calcíticos foram totalmente direcionados para a produção de corretivos agrícolas, após auditorias que atestaram conformidade com os requisitos legais e ambientais.
Saiba mais sobre nossos Procedimentos de Valorização de Resíduos da Companhia no conteúdo GRI 306-1 Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos.
Geração de resíduos para celulose
Classificação | Classe | Geração (t) |
---|---|---|
Óleos de motores, transmissões e lubrificação usados ou contaminados | Resíduos perigosos | 158,17 |
Água com óleo proveniente dos separadores óleo/água | Resíduos perigosos | 143,39 |
Absorventes, materiais filtrantes, panos de limpeza e vestuário de proteção, contaminados por substâncias perigosas | Resíduos perigosos | 240,92 |
Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista | Resíduos perigosos | 0,23 |
Pilhas e acumuladores | Resíduos perigosos | 18,91 |
Recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde | Resíduos perigosos | 0,03 |
Produtos eletroeletrônicos e seus componentes fora de uso | Resíduos perigosos | 1,96 |
Lodos do tratamento local de efluentes | Resíduos não perigosos | 69471,92 |
Embalagens de plástico | Resíduos não perigosos | 66,79 |
Pneus inservíveis/usados outras aplicações | Resíduos não perigosos | 277,85 |
Resíduos do descasque da madeira e resíduos de madeira | Resíduos não perigosos | 68.205,57 |
Ferro e aço (Classe B conforme Resolução Conama n° 307/02) | Resíduos não perigosos | 1074.63 |
Resíduos biodegradáveis de cozinha e cantinas | Resíduos não perigosos | 403,04 |
Outras frações não anteriormente especificadas | Resíduos não perigosos | 843,69 |
Resíduos recicláveis para outras destinações (Classe B conforme Resolução Conama n° 307/02) | Resíduos não perigosos | 114.22 |
Outros resíduos não anteriormente especificados | Resíduos não perigosos | 69.396,31 |
Resíduos de lodo de cal | Resíduos não perigosos | 58.721,41 |
Resíduos de materiais fibrosos à base de vidro | Resíduos não perigosos | 2,66 |
Alumínio | Resíduos não perigosos | 6,7 |
Madeira | Resíduos não perigosos | 124,12 |
Embalagens de qualquer um dos tipos acima descritos contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas | Resíduos perigosos | 57,76 |
Revestimentos de fornos e refratários provenientes de processos não metalúrgicos | Resíduos não perigosos | 320,55 |
Mistura Embalagens | Resíduos não perigosos | 7,44 |
Cobre, bronze e latão | Resíduos não perigosos | 36,77 |
Mistura de resíduos de construção e demolição | Resíduos não perigosos | 95,63 |
Total de resíduos gerados nas operações industriais de celulose de São Paulo | 269.790,67 |
Classificação | Classe | Geração (t) |
---|---|---|
Produtos de petróleo, solventes e plásticos | Resíduos perigosos | 41,97 |
Borrachas | Resíduos não perigosos | 3,68 |
Vidro | Resíduos não perigosos | 0,13 |
Papel e cartão | Resíduos não perigosos | 1,8 |
Plásticos | Resíduos não perigosos | 0,46 |
Metais | Resíduos não perigosos | 5,83 |
Outros inertes | Resíduos não perigosos | 7,89 |
Total de resíduos gerados nas operações florestais de celulose de São Paulo | 61,76 |
Classificação | Classe | Geração (t) |
---|---|---|
Materiais diversos contaminados | Resíduos perigosos | 32,17 |
Tambores metálicos vazios contaminados | Resíduos perigosos | 3,24 |
Resíduos de saúde | Resíduos perigosos | 0,02 |
Óleo lubrificante usado | Resíduos perigosos | 27,6 |
Lâmpadas | Resíduos perigosos | 0,29 |
Pilhas e baterias | Resíduos perigosos | 3,21 |
Pneu inservível | Resíduos não perigosos | 1,80 |
Dregs | Resíduos não perigosos | 8.940,30 |
Grits | Resíduos não perigosos | 3.736,74 |
Rejeito de cal | Resíduos não perigosos | 1.482,40 |
Lama de cal | Resíduos não perigosos | 28.959,14 |
Nós e rejeito | Resíduos não perigosos | 15.410,86 |
Lodo primário | Resíduos não perigosos | 13.198,68 |
Nós e rejeito misturado com outros resíduos | Resíduos não perigosos | 543,22 |
Serragem | Resíduos não perigosos | 26.103,20 |
Raspagem de área (cavaco desclassificado) | Resíduos não perigosos | 457 |
Casca | Resíduos não perigosos | 31.969,98 |
Sólido grade mecanizada | Resíduos não perigosos | 10,80 |
Resíduo do pátio | Resíduos não perigosos | 752,40 |
Resíduo industrial | Resíduos não perigosos | 4.610,50 |
Resíduo não reciclado | Resíduos não perigosos | 304,18 |
Papel | Resíduos não perigosos | 128,44 |
Plástico | Resíduos não perigosos | 44,07 |
Sucata metálica | Resíduos não perigosos | 699,62 |
Madeira | Resíduos não perigosos | 167,71 |
Vidro | Resíduos não perigosos | 7,04 |
Lodo da bacia de emergência | Resíduos não perigosos | 6.635,72 |
Total de resíduos gerados nas operações industriais de celulose da Bahia | 144.230,30 |
Classificação | Classe | Geração (t) |
Borra oleosa, água oleosa, resíduos diversos contaminados com óleos e graxas | Resíduos perigosos | 27,46 |
Borra oleosa (caixa separadora) | Resíduos perigosos | 1,00 |
Óleo lubrificante usado ou contaminado | Resíduos perigosos | 24,45 |
Resíduo laboratorial | Resíduos perigosos | 0,18 |
Pilhas e baterias | Resíduos perigosos | 0,02 |
Pneus | Resíduos não perigosos | 29,58 |
Big bag | Resíduos não perigosos | 36,18 |
Recicláveis (papel, papelão, vidro e plástico) | Resíduos não perigosos | 38,01 |
Sucata metálica | Resíduos não perigosos | 53,15 |
Tambores metálicos | Resíduos não perigosos | 3,08 |
EPIs usados e sem contaminação | Resíduos não perigosos | 2,60 |
Resíduos de construção civil (RCC) | Resíduos não perigosos | 9,97 |
Resíduo comum (não reciclável) | Resíduos não perigosos | 17,37 |
Embalagens de defensivos agrícolas (EDA) | Resíduos não perigosos | 42,50 |
Lâmpada e resíduos eletrônicos | Resíduos não perigosos | 1,31 |
Total de resíduos gerados nas operações florestais de celulose da Bahia | 286,86 |
Nota 1: os resíduos gerados nas operações industriais da Bracell em São Paulo incluem os resíduos florestais do estado, gerenciados pelo setor de Meio Ambiente Industrial. Esses resíduos florestais não são mensurados, mas são integralmente destinados conforme critérios ambientais. Já os resíduos das operações florestais gerados fora de São Paulo são encaminhados por empresas terceirizadas, seguindo protocolos específicos, os quais estão listados acima.
Nota 2: os resíduos gerados nas operações industriais da Bahia foram obtidos pela soma das quantidades destinadas, conforme disponíveis nos Certificados de Destinação Final (CDFs), e do peso estimado dos resíduos ainda armazenados na Central de Armazenamento de Resíduos (CAR) até 31 de dezembro de 2024. O processo inclui coleta, identificação, armazenamento temporário ou destinação final (aterro industrial Bracell), transporte, tratamento e disposição final. Todas as movimentações são registradas para controle da geração e destinação de resíduos.
Geração de resíduo versus destinação de resíduos para celulose
O monitoramento dos resíduos sólidos, realizado por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), reflete o compromisso da Companhia com as metas do Bracell 2030, que inclui a redução de 90% dos resíduos sólidos industriais Classe II enviados a aterro, considerando as operações da Bracell São Paulo Celulose e Bahia Celulose.
Em 2024, o total de resíduos gerados nas operações de celulose da Bracell foi de 449.019,30 toneladas, com a maior parte proveniente da operação industrial de São Paulo, que respondeu por 269.790,67 toneladas (65,16%). A operação industrial da Bahia Celulose contribuiu com 144.230,30 toneladas (34,84%), enquanto as atividades florestais apresentaram volumes significativamente menores, refletindo a natureza específica dessas operações.
Nas operações de celulose da Bracell, o total de resíduos destinados para aterro, em 2024, foi de 98.961,37 toneladas. Desse montante, 84.836,39 toneladas (85,73%) foram geradas na operação da unidade de São Paulo, enquanto 14.123,27 toneladas (14,27%) foram provenientes da operação da Bahia.
Total de resíduos gerados e destinados para aterro, por unidade de negócio e operação
Operação | 2023 | 2024 | ||||
Geração (t) | Destinados para aterro (t) | Percentual | Geração (t) | Destinados para aterro (t) | Percentual | |
Industrial | 255.958,07 | 116.822,98 | 45,64% | 269.790,67 | 84.836,39 | 31,45% |
Florestal | 5.672,30 | 492,05 | 8,67% | 61,76 | 1,71 | 2,77% |
Total | 261.630,37 | 117.315,03 | 44,84% | 269.852,43 | 84.838,09 | 31,44% |
Operação | 2023 | 2024 | ||||
Geração (t) | Destinados para aterro (t) | Percentual | Geração (t) | Destinados para aterro (t) | Percentual | |
Industrial | 124.615,72 | 11.315,45 | 9,08% | 144.230,30 | 14.077,90 | 9,76% |
Florestal | 259,63 | 91,39 | 35,20% | 286,86 | 45,37 | 15,82% |
Total | 124.875,35 | 11.406,84 | 9,13% | 144.517,16 | 14.123,27 | 9,77% |
Operação | 2023 | 2024 | ||||
Geração (t) | Destinados para aterro (t) | Percentual | Geração (t) | Destinados para aterro (t) | Percentual | |
Industrial | 380.573,79 | 128.138,43 | 33,67% | 414.020,97 | 98.914,31 | 23,89% |
Florestal | 5.931,93 | 583,44 | 9,84% | 348,62 | 47,08 | 13,50% |
Total | 386.505,72 | 128.721,87 | 33,30% | 414.369,59 | 98.961,37 | 23,88% |
Geração de resíduos para papéis
Classificação | Classe | Geração (t) |
---|---|---|
Embalagens contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas | Resíduos perigosos | 4,10 |
Resíduos recicláveis para outras destinações | Resíduos não perigosos | 355,70 |
Embalagens de plástico | Resíduos não perigosos | 139,40 |
Madeira | Resíduos não perigosos | 151,50 |
Total de resíduos gerados nas operações industriais de papel no Sudeste | 650,70 |
Classificação | Classe | Geração (t) |
---|---|---|
Estopas, latas de tintas e solventes | Resíduos perigosos | 2,13 |
Eletrônico | Resíduos perigosos | 0,30 |
Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista | Resíduos perigosos | 2,57 |
Óleos de motores, transmissões e lubrificação usados ou contaminados | Resíduos perigosos | 1,22 |
Óleo lubrificante | Resíduos perigosos | 9,345 |
Tubete | Resíduos não perigosos | 132,36 |
Papelão | Resíduos não perigosos | 78,12 |
Maculatura | Resíduos não perigosos | 136,049 |
Sucata ferrosa | Resíduos não perigosos | 124,62 |
Cinzas | Resíduos não perigosos | 61,63 |
Filme liso | Resíduos não perigosos | 221,290 |
Filme impresso | Resíduos não perigosos | 54,032 |
Refugo de toalha | Resíduos não perigosos | 298,720 |
Envelopamento de fraldas | Resíduos não perigosos | 2,580 |
Pallets | Resíduos não perigosos | 197,22 |
Pó de celulose | Resíduos não perigosos | 39,42 |
Tiras de fraldas | Resíduos não perigosos | 230,372 |
Sucata de TNT | Resíduos não perigosos | 14,260 |
Lodos de clarificação da água | Resíduos não perigosos | 14.858,44 |
Lixo comum | Resíduos não perigosos | 964,00 |
Total de resíduos gerados nas operações industriais de papel no Nordeste | 17.428,68 |
GRI 306-4 Resíduos não destinados para disposição final
A gestão de resíduos industriais na Bracell é orientada pelos princípios da bioeconomia circular e segue uma lógica hierárquica que prioriza, em primeiro lugar, a redução da geração de resíduos nos processos produtivos. Sempre que possível, os materiais são reaproveitados internamente, e, quando essa alternativa não é viável, buscamos parcerias para a reciclagem dos resíduos, garantindo uma destinação ambientalmente adequada. Essa abordagem fortalece nosso compromisso com a eficiência operacional e a sustentabilidade em toda a cadeia de valor (leia mais no conteúdo GRI 306-1 Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos).
Os resíduos gerados em nossas operações são tratados de forma responsável, com foco na valorização e no desvio de aterro sempre que possível. Entre as alternativas de destinação adotadas estão a reciclagem, recuperação energética, reutilização, compostagem, tratamento de efluentes e rerrefino — processo industrial que transforma o óleo usado em um novo produto, descontaminado.
A partir de abril de 2024, o lodo biológico úmido, anteriormente enviado a aterro, passou a ser integralmente destinado à produção de fertilizantes orgânicos por meio da compostagem. O lodo primário começou a ser utilizado na fabricação de artefatos de papel e os resíduos calcíticos foram totalmente direcionados à produção de corretivos agrícolas, após auditorias que comprovaram a conformidade legal e ambiental.
Essas ações, somadas à homologação de novos fornecedores para o reaproveitamento de resíduos na produção de insumos agrícolas, resultaram na redução do volume de resíduos enviados a aterro na unidade de São Paulo. Esse avanço reforça a evolução das iniciativas alinhadas à bioeconomia circular e contribui diretamente para o alcance das metas ambientais previstas no Compromisso Bracell 2030.
Resíduos da produção de celulose não destinados para disposição final
Classificação | Classe | Destinação (t) | Recuperação |
---|---|---|---|
Óleos de motores, transmissões e lubrificação usados ou contaminados | Resíduos perigosos | 158,17 | Rerrefino |
Embalagens de qualquer um dos tipos acima descritos contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas | Resíduos perigosos | 57,76 | Reciclagem |
Pilhas e acumuladores | Resíduos perigosos | 18,91 | Reciclagem |
Água com óleo proveniente dos separadores óleo/água | Resíduos perigosos | 143,39 | Tratamento de efluentes |
Absorventes, materiais filtrantes, panos de limpeza e vestuário de proteção, contaminados por substâncias perigosas | Resíduos perigosos | 240,92 | Coprocessamento |
Produtos eletroeletrônicos e seus componentes fora de uso | Resíduos perigosos | 1,96 | Reciclagem |
Embalagens de plástico | Resíduos não perigosos | 66,79 | Reciclagem |
Pneus inservíveis/usados outras aplicações | Resíduos não perigosos | 81,65 | Coprocessamento |
Pneus inservíveis/usados outras aplicações | Resíduos não perigosos | 196,2 | Reciclagem |
Ferro e aço | Resíduos não perigosos | 1074.63 | Reciclagem |
Resíduos biodegradáveis de cozinha e cantinas | Resíduos não perigosos | 403,04 | Compostagem |
Outras frações não anteriormente especificadas | Resíduos não perigosos | 653,96 | Reciclagem |
Resíduos recicláveis para outras destinações | Resíduos não perigosos | 114,22 | Reciclagem |
Lodos do tratamento local de efluentes | Resíduos não perigosos | 54.452,21 | Compostagem |
Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista | Resíduos perigosos | 0,23 | Triagem com armazenamento |
Revestimentos de fornos e refratários provenientes de processos não metalúrgicos | Resíduos não perigosos | 320,55 | Reciclagem |
Resíduos do descasque da madeira e resíduos de madeira | Resíduos não perigosos | 67.973,98 | Recuperação energética |
Resíduos de lodo de cal | Resíduos não perigosos | 58.721,41 | Uso agrícola |
Madeira | Resíduos não perigosos | 124,12 | Reciclagem |
Alumínio | Resíduos não perigosos | 6,70 | Reciclagem |
Cobre, bronze e latão | Resíduos não perigosos | 36,77 | Reciclagem |
Outros resíduos não anteriormente especificados | Resíduos não perigosos | 99,24 | Reciclagem |
Mistura Embalagens | Resíduos não perigosos | 7,44 | Reciclagem |
Total de resíduos não destinados para disposição final nas operações industriais de São Paulo | 184.954,25 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Recuperação |
---|---|---|---|
Produtos de petróleo, solventes e plásticos | Resíduos perigosos | 0,71 | Reciclagem |
Metais | Resíduos não perigosos | 5,83 | Reciclagem |
Total de resíduos não destinados para disposição final nas operações florestais de São Paulo | 6,54 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Recuperação |
---|---|---|---|
Óleo lubrificante usado ou contaminado | Resíduos perigosos | 26,32 | Rerrefino |
Lama de cal | Resíduos não perigosos | 4.934,93 | Preparação para reutilização |
Rejeito de depuração | Resíduos não perigosos | 7.807,67 | Preparação para reutilização |
Lodo primário | Resíduos não perigosos | 2.300,60 | Preparação para reutilização |
Serragem | Resíduos não perigosos | 28.633,58 | Preparação para reutilização |
Casca limpa | Resíduos não perigosos | 21.255,92 | Preparação para reutilização |
Papel | Resíduos não perigosos | 139,86 | Reciclagem |
Plástico | Resíduos não perigosos | 51,98 | Reciclagem |
Ferro | Resíduos não perigosos | 678,70 | Reciclagem |
Metal | Resíduos não perigosos | 21,03 | Reciclagem |
Madeira | Resíduos não perigosos | 167,71 | Reciclagem |
Vidro | Resíduos não perigosos | 6,15 | Reciclagem |
Tonel metálico vazio | Resíduos não perigosos | 1,32 | Reciclagem |
Resíduo orgânico fibroso | Resíduos não perigosos | 543,22 | Preparação para reutilização |
Total de resíduos não destinados para disposição final nas operações industriais da Bahia | 66.568,99 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Recuperação |
---|---|---|---|
Borra oleosa (caixa separadora) | Resíduos perigosos | 1,00 | Preparação para reutilização |
Óleo lubrificante usado ou contaminado | Resíduos perigosos | 22,11 | Preparação para reutilização |
Pneus | Resíduos não perigosos | 25,13 | Preparação para reutilização |
Big bag | Resíduos não perigosos | 36,18 | Reciclagem |
Recicláveis (papel, papelão, vidro e plástico) | Resíduos não perigosos | 38,01 | Reciclagem |
Sucata metálica | Resíduos não perigosos | 50,81 | Reciclagem |
Tambores metálicos | Resíduos não perigosos | 42,50 | Reciclagem |
Embalagens de defensivos agrícolas (EDA) | Resíduos não perigosos | 42,50 | Logística reversa |
Total de resíduos não destinados para disposição final nas operações florestais da Bahia | 258,24 | – |
Nota: os volumes de resíduos reportados pelas operações florestais e industriais da Bahia consideram apenas o volume que foi efetivamente destinado durante o ano de 2024, independentemente do ano em que foram gerados. Isso pode resultar em diferenças entre o total de resíduos gerados e o total de resíduos destinados no mesmo ano.
Resíduos da produção papel não destinados para disposição final
Classificação | Classe | Destinação (t) | Recuperação |
---|---|---|---|
Resíduos recicláveis para outras destinações | Resíduos não perigosos | 355,70 | Reciclagem |
Embalagens de plástico | Resíduos não perigosos | 139,40 | Reciclagem |
Total de resíduos não destinados para disposição final nas operações industriais de papel no Sudeste | 495,10 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Recuperação |
---|---|---|---|
Eletrônico | Resíduos perigosos | 0,30 | Reciclagem |
Óleos de motores, transmissões e lubrificação usados ou contaminados | Resíduos perigosos | 1,22 | Rerrefino |
Óleo lubrificante | Resíduos perigosos | 9,34 | Rerrefino |
Tubete | Resíduos não perigosos | 132,36 | Reciclagem |
Papelão | Resíduos não perigosos | 78,12 | Reciclagem |
Maculatura | Resíduos não perigosos | 136,05 | Reciclagem |
Sucata ferrosa | Resíduos não perigosos | 124,62 | Reciclagem |
Cinzas | Resíduos não perigosos | 61,63 | Reciclagem |
Filme liso | Resíduos não perigosos | 221,29 | Reciclagem |
Filme impresso | Resíduos não perigosos | 54,03 | Reciclagem |
Refugo de toalha | Resíduos não perigosos | 298,72 | Reciclagem |
Envelopamento de fraldas | Resíduos não perigosos | 2,580 | Reciclagem |
Pallets | Resíduos não perigosos | 197,20 | Reciclagem |
Pó de celulose | Resíduos não perigosos | 39,42 | Reciclagem |
Tiras de fraldas | Resíduos não perigosos | 230,37 | Reciclagem |
Sucata de TNT | Resíduos não perigosos | 14,26 | Reciclagem |
Total de resíduos não destinados para disposição final nas operações industriais de papel no Nordeste | 1.601,52 | – |
GRI 306-5 Resíduos destinados para disposição final
Nas operações florestais e industriais da Bracell, parte dos resíduos gerados ainda requer destinação final, como aterro, coprocessamento, incineração e autoclavagem. Entre eles, estão lodos do tratamento de efluentes, resíduos de descasque de madeira, pneus inservíveis de caminhões e ônibus, borracha, vidro e materiais contaminados.
Em 2024, a Bracell registrou uma redução significativa no volume de resíduos industriais enviados a aterro, impulsionada pela ampliação de iniciativas alinhadas à bioeconomia circular. Uma das principais ações que possibilitaram esse avanço foi a homologação de novos fornecedores para o reaproveitamento de resíduos na produção de insumos agrícolas, como corretivos de solo e fertilizantes orgânicos. Essa estratégia não apenas mitiga impactos ambientais, como também fortalece cadeias produtivas locais ao destinar materiais antes considerados descartáveis para usos produtivos.
Na unidade de Camaçari (BA), os grits – resíduos sólidos industriais gerados no processo de produção de celulose – passaram a ser testados, com acompanhamento do órgão ambiental competente, como material para revestimento de solo em áreas de tráfego de caminhões, próximas às operações florestais.
Em Lençóis Paulista (SP), o lodo biológico úmido, anteriormente enviado a aterro, passou a ser integralmente utilizado na produção de fertilizantes orgânicos por meio da compostagem.
O lodo primário foi direcionado à fabricação de artefatos de papel, e os resíduos calcíticos passaram a ser destinados à produção de corretivos agrícolas, após auditorias que atestaram conformidade com os requisitos legais e ambientais.
Essas ações refletem o avanço contínuo na busca por soluções sustentáveis de gestão de resíduos e contribuem diretamente para o alcance das metas ambientais do Compromisso Bracell 2030.
Resíduos da produção de celulose destinados para disposição final
Classificação | Classe | Destinação (t) | Disposição |
---|---|---|---|
Lodos do tratamento local de efluentes | Resíduos não perigosos | 15.019,71 | Aterro |
Outros resíduos não anteriormente especificados | Resíduos não perigosos | 69.297,07 | Aterro |
Outras frações não anteriormente especificadas | Resíduos não perigosos | 189,73
|
Aterro |
Resíduos de materiais fibrosos à base de vidro | Resíduos não perigosos | 2,66 | Aterro |
Recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, que não contenha sangue ou líquidos corpóreos na forma livre | Resíduos perigosos | 0,03 | Autoclave |
Resíduos do descasque da madeira e resíduos de madeira | Resíduos não perigosos | 231,59
|
Aterro |
Mistura de resíduos de construção e demolição | Resíduos não perigosos | 95,63 | Aterro |
Total de resíduos destinados para disposição final nas operações industriais de São Paulo | 84.836,39 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Disposição |
---|---|---|---|
Produtos de petróleo, solventes e plásticos | Resíduos perigosos | 1,71 | Aterro |
Produtos de petróleo, solventes e plásticos | Resíduos perigosos | 39,55 | Coprocessamento |
Borrachas | Resíduos não perigosos | 3,68 | Incineração (sem recuperação energética) |
Plásticos | Resíduos não perigosos | 0,46 | Incineração (sem recuperação energética) |
Vidro | Resíduos não perigosos | 0,13 | Coprocessamento |
Papel e cartão | Resíduos não perigosos | 1,80 | Coprocessamento |
Outros inertes | Resíduos não perigosos | 7,89 | Coprocessamento |
Total de resíduos destinados para disposição final nas operações florestais de São Paulo | 55,22 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Disposição |
---|---|---|---|
EPI contaminado | Resíduos perigosos | 4,32 | Coprocessamento |
Borra oleosa, água oleosa, resíduos diversos contaminados com óleos e graxas | Resíduos perigosos | 21,60 | Aterro |
Resíduos Classe I contaminados com tintas e solvente | Resíduos perigosos | 4,31 | Aterro |
Embalagens contaminadas com tintas/solventes | Resíduos perigosos | 4,60 | Aterro |
Resíduos saúde | Resíduos perigosos | 0,02 | Autoclave |
Lâmpadas | Resíduos perigosos | 0,39 | Aterro |
Dregs | Resíduos não perigosos | 8.940,30 | Aterro |
Grits | Resíduos não perigosos | 3.375,12 | Aterro |
Resíduos do pátio | Resíduos não perigosos | 752,4 | Aterro |
Resíduos industrial (limpeza) | Resíduos não perigosos | 1.124,00 | Aterro |
Caixa grade mecanizada | Resíduos não perigosos | 8,10 | Aterro |
Resíduo não reciclável | Resíduos não perigosos | 304,18 | Aterro |
Total de resíduos destinados para disposição final nas operações industriais da Bahia | 14.539,34 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Disposição |
---|---|---|---|
Borra oleosa, água oleosa, resíduos diversos contaminados com óleos e graxas | Resíduos perigosos | 2,62 | Coprocessamento |
Borra oleosa, água oleosa, resíduos diversos contaminados com óleos e graxas | Resíduos perigosos | 15,94 | Aterro |
Resíduo laboratorial | Resíduos perigosos | 0,18 | Aterro |
Pilhas e baterias | Resíduos perigosos | 0,02 | Aterro |
EPIs usados e sem contaminação | Resíduos não perigosos | 1,22 | Aterro |
Resíduos de construção civil (RCC) | Resíduos não perigosos | 9,97 | Aterro |
Resíduo comum (não reciclável) | Resíduos não perigosos | 17,37 | Aterro |
Lâmpada e resíduos eletrônicos | Resíduos não perigosos | 0,67 | Aterro |
Total de resíduos destinados para disposição final nas operações florestais da Bahia | 47,99 | – |
Resíduos de papel destinados para disposição final
Classificação | Classe | Destinação (t) | Disposição |
---|---|---|---|
Embalagens contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas | Resíduos perigosos | 4,10 | Coprocessamento |
Madeira (Classe B conforme Resolução Conama n° 307/02) | Resíduos não perigosos | 151,50 | Incineração (com recuperação energética) |
Total de resíduos destinados para disposição final nas operações industriais de papel no Sudeste | 155,60 | – |
Classificação | Classe | Destinação (t) | Disposição |
---|---|---|---|
Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista | Resíduos perigosos | 2,57 | Coprocessamento |
Estopas, latas de tintas e solventes | Resíduos perigosos | 2,13 | Incineração (com recuperação energética) |
Lodos de clarificação da água | Resíduos não perigosos | 14.858,44 | Aterro |
Lixo comum | Resíduos não perigosos | 964,00 | Aterro |
Total de resíduos destinados para disposição final nas operações industriais de papel no Nordeste | 15.827,14 | – |
Resíduos destinados para aterro de 2020 a 2024
Ano | Total destinados para aterro (kg) | Resíduos destinados para aterro por tonelada de celulose produzida (kg/ADT) |
---|---|---|
2020 | 12.835.672 | 52,1 |
2021 | 53.088.992 | 65,0 |
2022 | 237.543.980 | 80,9 |
2023 | 255.960.241 | 85,0 |
2024 | 140.243.510 | 44,3 |
Ano | Resíduo | Classe | Aterro (t) | Unidade de Negócio | Operação |
---|---|---|---|---|---|
2024 | Lodos do tratamento local de efluentes | Resíduos não perigosos | 15.019,71 | São Paulo | Industrial |
2024 | Outras frações não anteriormente especificadas | Resíduos não perigosos | 189,73 | São Paulo | Industrial |
2024 | Resíduos de materiais fibrosos à base de vidro | Resíduos não perigosos | 2,66 | São Paulo | Industrial |
2024 | Mistura de resíduos de construção e demolição | Resíduos não perigosos | 95,63 | São Paulo | Industrial |
2024 | Resíduos do descasque da madeira e resíduos de madeira | Resíduos não perigosos | 231,59 | São Paulo | Industrial |
2024 | Outros resíduos não anteriormente especificados | Resíduos não perigosos | 69.297,07 | São Paulo | Industrial |
2024 | Produtos de petróleo, solventes e plásticos | Resíduos perigosos | 1,71 | São Paulo | Florestal |
2024 | Borra oleosa, água oleosa, resíduos diversos contaminados com óleos e graxas | Resíduos perigosos | 21,60 | Bahia | Industrial |
2024 | Resíduos Classe I contaminados com tintas e solvente | Resíduos perigosos | 4,31 | Bahia | Industrial |
2024 | Embalagens contaminadas com tintas/solventes | Resíduos perigosos | 4,60 | Bahia | Industrial |
2024 | Lâmpadas | Resíduos perigosos | 0,39 | Bahia | Industrial |
2024 | Dregs | Resíduos não perigosos | 8.940,30 | Bahia | Industrial |
2024 | Grits | Resíduos não perigosos | 3.375,12 | Bahia | Industrial |
2024 | Areia do pátio | Resíduos não perigosos | 752,4 | Bahia | Industrial |
2024 | Limpeza industrial | Resíduos não perigosos | 1.124,00 | Bahia | Industrial |
2024 | Caixa grade mecanizada | Resíduos não perigosos | 8,10 | Bahia | Industrial |
2024 | Resíduo não reciclado | Resíduos não perigosos | 304,18 | Bahia | Industrial |
2024 | Borra oleosa, água oleosa, resíduos diversos contaminados com óleos e graxas | Resíduos perigosos | 15,94 | Bahia | Florestal |
2024 | Resíduo laboratorial | Resíduos perigosos | 0,18 | Bahia | Florestal |
2024 | Pilhas e baterias | Resíduos perigosos | 0,02 | Bahia | Florestal |
2024 | EPIs usados e sem contaminação | Resíduos não perigosos | 1,22 | Bahia | Florestal |
2024 | Resíduos de construção civil (RCC) | Resíduos não perigosos | 9,97 | Bahia | Florestal |
2024 | Resíduo comum (não reciclável) | Resíduos não perigosos | 17,37 | Bahia | Florestal |
2023 | Lâmpada e resíduos eletrônicos | Resíduos não perigosos | 0,67 | Bahia | Florestal |
2023 | Classe II geral/inservíveis | Resíduos não perigosos | 135,83 | São Paulo | Industrial |
2023 | Lodo (ETE/ETA) | Resíduos não perigosos | 33.873,74 | São Paulo | Industrial |
2023 | Mix resíduos (dregs, grits, nós, palitos, cinzas, areia) | Resíduos não perigosos | 82.813,41 | São Paulo | Industrial |
2023 | Resíduos orgânicos | Resíduos não perigosos | 492,05 | São Paulo | Florestal |
2023 | Resíduo de saúde | Resíduos perigosos | 0,02 | Bahia | Industrial |
2023 | Materiais diversos contaminados por óleos e graxas | Resíduos perigosos | 18,05 | Bahia | Industrial |
2023 | Lâmpadas | Resíduos perigosos | 0,29 | Bahia | Industrial |
2023 | Grits | Resíduos não perigosos | 1.831,56 | Bahia | Industrial |
2023 | Dregs | Resíduos não perigosos | 7.515,87 | Bahia | Industrial |
2023 | Resíduos não recicláveis | Resíduos não perigosos | 287,18 | Bahia | Industrial |
2023 | Resíduo do pátio | Resíduos não perigosos | 664,40 | Bahia | Industrial |
2023 | Resíduos industriais | Resíduos não perigosos | 988,00 | Bahia | Industrial |
2023 | Sólido da grade mecanizada | Resíduos não perigosos | 10,08 | Bahia | Industrial |
2022 | Resíduo de saúde | Resíduos perigosos | 0,12 | Bahia | Industrial |
2023 | Filtros contaminados | Resíduos perigosos | 4,60 | Bahia | Florestal |
2023 | Mangueiras contaminadas | Resíduos perigosos | 8,08 | Bahia | Florestal |
2023 | Diversos contaminados | Resíduos perigosos | 4,64 | Bahia | Florestal |
2023 | Resíduos comuns | Resíduos não perigosos | 14,76 | Bahia | Florestal |
2023 | Solo contaminado | Resíduos perigosos | 2,41 | Bahia | Florestal |
2023 | EPIs e fardamentos usados | Resíduos não perigosos | 2,58 | Bahia | Florestal |
2023 | Resíduos de construção civil (RCC) | Resíduos não perigosos | 53,60 | Bahia | Florestal |
2023 | Pilhas | Resíduos não perigosos | 0,05 | Bahia | Florestal |
2022 | Resíduo de saúde | Resíduos perigosos | 0,12 | Bahia | Industrial |
2022 | Materiais diversos contaminados por óleos e graxas | Resíduos perigosos | 18,40 | Bahia | Industrial |
2022 | Lâmpadas | Resíduos perigosos | 1,60 | Bahia | Industrial |
2022 | Grits | Resíduos não perigosos | 4.185,02 | Bahia | Industrial |
2022 | Dregs | Resíduos não perigosos | 8.150,74 | Bahia | Industrial |
2022 | Nós e rejeitos | Resíduos não perigosos | 325,78 | Bahia | Industrial |
2022 | Casca | Resíduos não perigosos | 157,00 | Bahia | Industrial |
2022 | Resíduo do pátio | Resíduos não perigosos | 673,01 | Bahia | Industrial |
2022 | Resíduos industriais | Resíduos não perigosos | 3.731,91 | Bahia | Industrial |
2022 | Lodo primário | Resíduos não perigosos | 13.013,91 | Bahia | Industrial |
2022 | Bombonas plásticas | Resíduos não perigosos | 0,13 | Bahia | Industrial |
2022 | Sucata metálica | Resíduos não perigosos | 245,74 | Bahia | Industrial |
2022 | Pilhas e baterias | Resíduos não perigosos | 2,85 | Bahia | Industrial |
2022 | Diversos contaminados | Resíduos perigosos | 9,60 | Bahia | Florestal |
2022 | Bag | Resíduos não perigosos | 9,36 | Bahia | Florestal |
2022 | Classe II geral/inservíveis | Resíduos não perigosos | 9,67 | São Paulo | Industrial |
2022 | Fibra de vidro e lã de rocha | Resíduos não perigosos | 107,50 | São Paulo | Industrial |
2022 | Lodo (ETE/ETA) | Resíduos não perigosos | 164.455,78 | São Paulo | Industrial |
2022 | Mix resíduos (dregs, grits, nós, palitos, cinzas e areia) | Resíduos não perigosos | 25.002,84 | São Paulo | Industrial |
2021 | Resíduo de saúde | Resíduos perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Lâmpadas | Resíduos perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Grits | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Dregs | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Nós e rejeitos | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Resíduos não recicláveis | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Casca | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Resíduo do pátio | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Resíduos industriais | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Sólido da grade mecanizada | Resíduos não perigosos | 0,00 | Bahia | Industrial |
2021 | Filtros contaminados | Resíduos perigosos | 8,20 | Bahia | Florestal |
2021 | Mangueiras contaminadas | Resíduos perigosos | 2,87 | Bahia | Florestal |
2021 | Diversos contaminados | Resíduos perigosos | 10,71 | Bahia | Florestal |
2021 | Resíduos eletrônicos | Resíduos perigosos | 0,43 | Bahia | Florestal |
2021 | Madeira | Resíduos não perigosos | 0,67 | Bahia | Florestal |
2021 | Resíduo de construção contendo amianto | Resíduos perigosos | 12,58 | São Paulo | Florestal |
2021 | Lama de cal | Resíduos não perigosos | 19.682,64 | São Paulo | Industrial |
2021 | Lodo da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) | Resíduos não perigosos | 21.429,05 | São Paulo | Industrial |
2021 | Resíduo restaurante (orgânico) | Resíduos não perigosos | 6,78 | São Paulo | Industrial |
2021 | Resíduos de materiais fibrosos à base de vidro | Resíduos não perigosos | 112,27 | São Paulo | Industrial |
2020 | Grits, dregs e lama, oriundos do processo de recuperação | Resíduos não perigosos | 25.205,00 | Bahia | Industrial |
2020 | Resíduos comuns | Resíduos não perigosos | 10,80 | Bahia | Florestal |
2020 | Resíduo restaurante (orgânico) | Resíduos não perigosos | 13,24 | São Paulo | Industrial |
2020 | Lã de rocha e fibra de vidro | Resíduos não perigosos | 13,09 | São Paulo | Industrial |