GRI GRI 405 - Diversidade e igualdade de oportunidades

Navegar pelos indicadores

GRI 3-3 Gestão do tema material Saúde, Bem-estar e Segurança do Trabalho

O tema Saúde, bem-estar e segurança do trabalho é estratégico para a sustentabilidade e para a perenidade do negócio da Bracell. Ele impacta diretamente a experiência das pessoas, o desempenho das equipes e a capacidade da Companhia de inovar e de crescer de forma sustentável.

Na área de saúde e segurança, que é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos colaboradores, adotamos um Sistema Integrado de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Esse sistema está alinhado à legislação brasileira, com destaque para as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (leia mais no conteúdo GRI 403-1 Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho).

O sistema é operacionalizado por colaboradores próprios, membros do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), conforme exigido pela NR-4 e pela NR-31.

A gestão da saúde e segurança ocupacional na Bracell conta também com os programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). São iniciativas que descrevem, de forma detalhada, os padrões e as normas aplicáveis para todas as atividades exercidas pelos trabalhadores da Companhia e por terceirizados, conforme política integrada da empresa.

Esse conjunto de iniciativas atende ao que determinamos no manual de nosso Sistema Integrado de Gestão e aos padrões das normas ISO 9001, ISO 14001 e do Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC).

Na Bracell, a segurança é um valor essencial, e a cultura da prevenção é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho. Veja as ações que integram nossas práticas de gestão.

Programas, processos e práticas para avaliação de riscos e investigação de acidentes
Laudo de Periculosidade Realizado para avaliar todas as funções e atividades exercidas pelos colaboradores. As avaliações são feitas por uma empresa contratada e especializada, garantindo o uso das técnicas adequadas e o atendimento das legislações mais atualizadas.
Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) Determina áreas que fazem jus à periculosidade e às medidas de controle de riscos. Essa iniciativa dispõe de planos de ação que direcionam os trabalhos de prevenção.
Programa de Gerenciamento de

Riscos (PGR)

É aplicado na identificação de riscos e em medidas de controle e prevenção (equipamento de proteção coletiva e medidas administrativas, de treinamento e de proteção individual).
Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) Por meio dele, é possível identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais presentes nas atividades florestais.
Políticas e processos de proteção Para proteger os trabalhadores contra represálias, a Bracell tem políticas e processos de proteção contra intimidação, ameaças ou atos que possam gerar impacto negativo ao emprego ou envolvimento no trabalho como, por exemplo, rescisão, rebaixamento, perda de remuneração, punição e qualquer outro tratamento desfavorável.
Liberação de Trabalho Todos os trabalhadores podem se recusar a realizar uma determinada atividade caso não se sintam seguros, podendo exercer o seu direito de recusa da Liberação de Trabalho.
Sempre Alerta e Programa Comportamento Seguro Com o objetivo de atingir a meta de zero acidente, são empregados dois programas com foco comportamental: o Sempre Alerta (foco florestal e fabril) e o Programa Comportamento Seguro (foco fabril), com viés preventivo de melhoria contínua da cultura de segurança dos colaboradores.
Cartão prevencionista Todos os colaboradores têm um cartão prevencionista, contendo dez critérios de autoavaliação, que deve ser portado junto com o crachá de identificação da empresa. Esse cartão descreve o direito de, em qualquer situação anormal, interromper as atividades, comunicar de imediato para o seu líder e somente consentir em prosseguir quando houver a neutralização e eliminação do risco. É o direito de recusa que, por transparência nas relações, é destacado no acordo coletivo da classe.
Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa) A Bracell conta com uma subcomissão na Cipa focada em melhoria contínua, por meio da qual são registradas as ações de segurança realizadas e os seus resultados práticos obtidos.
Semana de Prevenção de Acidentes Agenda de reforço a procedimentos de segurança operacional e ocupacional, bem como o comportamento seguro.
Investigação de acidentes e incidentes Em casos de acidentes e incidentes, as causas são investigadas e analisadas com a participação de gestores, responsáveis diretos pelas áreas, time de Segurança do Trabalho, Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa) e envolvidos diretamente na ocorrência. Esse processo, baseado em procedimento de segurança interno da Bracell, tem como objetivo identificar causas e adotar ações de tratativas e registro de lição aprendida, buscando neutralizar a reincidência.
 

Análise de Causa Raiz

Todos os acidentes e incidentes que ocorrem nas operações são registrados e investigados por meio da Análise de Causa Raiz (leia mais no item Rist).

 

Relatórios de Inspeção de Segurança do Trabalho (Rist) O Relatório de Inspeção de Segurança do Trabalho (Rist) tem viés de auditoria interna, englobando assuntos de segurança, saúde e meio ambiente. Nele, são verificados 199 itens de atendimento legal (desde NR-1, NR-31, NR-12 e capacitações, entre outros). São elaborados de forma contínua pelos profissionais de Segurança do Trabalho, buscando o atendimento às normativas e a melhoria diária na operação florestal. Ainda como medida preventiva, são realizadas reuniões de desempenho por área e geral, nas quais são apresentados e criados planos de ação para tratativas dos itens de inspeções de segurança levantados pela equipe de Segurança do Trabalho.

 

Programa de Controle Médico de Saúde Identifica e mapeia todos os trabalhadores em suas respectivas atividades e locais de trabalho, os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e os exames médicos que são realizados para prevenção de doenças ocupacionais e preservação da saúde. Também é informada a periodicidade em que esses exames são realizados. Todos os colaboradores próprios e terceiros são abrangidos pelo Sistema de Gestão de Saúde e Segurança.
RADAR – Regras Administrativas Disciplinares e Ações Restaurativas Visa alinhar a disciplina operacional ao comportamento seguro nas operações industriais e florestais da Bracell. O RADAR, além de fortalecer a cultura de segurança de todos que interagem com os processos da empresa, também estabelece uma forma mais transparente e justa, reconhecendo as boas práticas de segurança e não tolerando que atitudes inseguras consideradas faltas graves sejam causas de acidentes em nossas operações.

Na gestão do bem-estar dos colaboradores, a Bracell desenvolve uma série de iniciativas para a valorização da diversidade e o respeito aos direitos humanos. Em 2024, atualizamos nossa pesquisa de clima e realizamos o Censo de Diversidade e Inclusão (leia mais no conteúdo GRI 405-1 Diversidade em órgãos de governança e empregados).

Outra iniciativa relevante em 2024 foi o desenvolvimento de uma campanha contra o assédio no trabalho. A ação de comunicação envolveu a criação de conteúdos informativos e peças que foram distribuídas para os colaboradores com o slogan “Não é MIMIMI” (leia mais no conteúdo GRI 405-1 Diversidade em órgãos de governança e empregados).

De forma complementar, produzimos um Guia Prático para Prevenção e Combate ao Assédio e Outras Formas de Violência. O material apresenta conceitos, diretrizes e normas para todos os nossos colaboradores.

Impactos e riscos

Para gerir o tema material Saúde, bem-estar e segurança do trabalho, a Bracell realizou a identificação dos impactos e riscos reais e potenciais, negativos e positivos. A partir desse trabalho, atua para evitar ou mitigar os negativos e potencializar os positivos.

Impacto potencial negativo Impactos reais negativos Impactos reais positivos
Doenças infecciosas em colaboradores e terceiros causadas pelo contato com agentes patogênicos. Esse impacto tem extensão restrita e intensidade baixa, pois a empresa possui controles internos eficientes, com políticas e procedimentos formalizados e indicadores de acompanhamento. Garantia de condições de trabalho justas e proteção dos direitos dos trabalhadores por meio de acordos coletivos. Problemas ergonômicos gerados por atividades repetitivas e posturas inadequadas durante a manutenção e operação de equipamentos. Esse impacto tem extensão restrita e intensidade baixa, pois a empresa possui controles internos eficientes.
Impacto na saúde dos colaboradores, com afastamentos por doenças físicas e psicológicas, ocasionadas no trabalho. Esse impacto tem extensão abrangente e intensidade média.
Prevenção de doenças dos colaboradores por meio de campanhas e ações educativas. Problemas respiratórios e dermatológicos em colaboradores e terceiros, gerados pela exposição a substâncias químicas perigosas. Esse impacto tem extensão restrita e intensidade média, com mecanismos internos de controle.
Ocorrência de acidentes de trabalho graves, que podem ser ocasionados, por exemplo, pela operação de máquinas pesadas, trabalho em alturas e espaços confinados. Esse impacto tem extensão restrita e intensidade média.

GRI 405-1 Diversidade em órgãos de governança e empregados

O Comitê Diretivo de Sustentabilidade é a mais alta instância de governança corporativa dos temas de sustentabilidade. Esse comitê é responsável pelo acompanhamento do desempenho em sustentabilidade e pela supervisão das práticas ambientais, sociais e de governança (leia mais no conteúdo GRI 2-9 Estrutura de governança e sua composição e GRI 2-18 Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança).

O comitê é composto por seis membros, todos com cargos executivos. Nos órgãos de governança e comitês não há integrantes externos independentes ou consultivos (saiba mais sobre as atribuições, conhecimentos e expertises dos membros do Comitê Diretivo de Sustentabilidade no conteúdo GRI 2-17 Conhecimento coletivo do mais alto órgão de governança).

Mulheres na liderança

A promoção da igualdade de oportunidades para as mulheres é uma das metas prioritárias do compromisso Bracell 2030, que estabelece o objetivo de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030. Em 2024, avançamos significativamente nesse compromisso e superamos a meta intermediária definida para o ano, de 27%, encerrando o ciclo com 29,4% de mulheres em posições de liderança, o que representa 117 mulheres líderes em nossa organização.

Como parte das metas de Diversidade & Inclusão (D&I), também buscamos promover um ambiente de trabalho mais inclusivo para os nossos grupos de afinidade, com a meta de alcançar 90% de avaliação positiva dos colaboradores desses grupos em relação às condições de respeito e equidade no ambiente de trabalho até 2030.

Em 2024, ano inicial do plano Bracell 2030, consolidamos o baseline de satisfação dos grupos de afinidade e definimos os principais indicadores de performance que guiarão nossos avanços nos próximos anos.

Número de líderes que atuam diretamente nas unidades de negócio de celulose, por gênero e função em 20241
Categoria Funcional Homens Mulheres
São Paulo Celulose Bahia Celulose São Paulo Celulose Bahia Celulose
Diretor2 12 2 0 0
Gerente sênior 22 7 3 3
Gerente 61 25 25 12
Coordenador 95 57 58 16
Total por unidade de negócio e gênero 190 91 86 31
Total por gênero 281 117

1 Considera número de colaboradores próprios da Bracell. Não considera número de colaboradores próprios da Bracell Papéis.

2Considera o cargo de presidente, diretor, head e vice-presidente.

Percentual de mulheres que atuam diretamente nas operações de celulose, em cargos de liderança em 20241
Bahia Celulose São Paulo Celulose Total Bracell
Total de pessoas em cargo de liderança 122 276 398
Total de mulheres em cargo de liderança 31 86 117
Percentual de mulheres em cargo de liderança 25,4 31,2 29,4

1 Considera número de colaboradores próprios da Bracell. Não considera número de colaboradores próprios da Bracell Papéis. A meta de mulheres na liderança, do Bracell 2030, considera o número de líderes que atuam diretamente nas unidades de negócio de celulose.

Do total de mulheres em posição de liderança, a Bracell encerrou 2024 com 6 gerentes seniores, 37 gerentes e 74 coordenadoras – 29,4% de mulheres na liderança.

Em 2024, destacamos as seguintes ações como parte do nosso roadmap das metas 2030 de Diversidade & Inclusão:

  1. Realização do Censo de Diversidade & Inclusão, de forma corporativa, aplicado a todas as operações da Bracell;
  2. Aplicação da Pesquisa de Percepção sobre os atributos de respeito e equidade com os membros de grupos de afinidade, realizada via Censo de D&I;
  3. Desenvolvimento do Programa de Atração de Talentos e Retenção para Mulheres – mapeamento de mulheres em posição de sucessão para cargos de liderança, abertura de vagas afirmativas para mulheres, criação de um pool de talentos com foco em mulheres e realização de ações de treinamento e desenvolvimento para a liderança sobre preconceitos e liderança inclusiva;
  4. Desenvolvimento do Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres – direcionado para mulheres em posição de sucessão para cargos de liderança –, do qual também faz parte a criação de vagas afirmativas para mulheres.
Número e percentual de colaboradores que integram os órgãos de governança da organização por gênero1
Órgãos de governança Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Total
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Número de membros de órgãos de governança 2 0 3 0 1 0 6 0
Percentual de membros de órgãos de governança por gênero 100 0 100 0 100 0 100 0

1Não há colaboradores em órgãos de governança para Bracell Papéis Nordeste.

Número e percentual de colaboradores que integram os órgãos de governança da organização por faixa etária1
Órgãos de governança Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Total
Número Percentual Número Percentual Número Percentual Número Percentual
Abaixo de 30 anos 0 0 0 0 0 0 0 0
Entre 30 e 50 anos 0 0 2 66,67 0 0 2 33,33
Acima de 50 anos 2 100 1 33,33 1 100 4 66,67
Total 2 100 3 100 1 100 6 100

1 Não há colaboradores de grupos minorizados e/ou vulneráveis que integram os órgãos de governança da organização. Dados não incluem Papéis Nordeste, por não serem mensurados por essa unidade.

Número de colaboradores, por categoria funcional e gênero1
Categoria funcional Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Papéis Nordeste Total
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Diretoria1 2 0 12 0 2 0 0 0 16 0
Gerente sênior 11 3 22 3 3 1 4 0 40 7
Gerência 27 13 61 25 12 6 15 5 115 49
Coordenação 59 17 95 58 4 2 20 6 178 83
Especialista 52 12 95 39 11 1 2 1 160 53
Técnica/Supervisão 120 32 732 88 108 20 41 10 1.001 150
Administrativo 168 197 505 377 68 36 82 111 823 721
Operacional 1.039 214 3.737 709 268 77 670 102 5.714 1.102
Trainee 1 2 6 14 0 0 0 0 7 16
Total 1.479 490 5.265 1.313 476 143 834 235 8.054 2.181

¹ Considera o cargo de presidente, diretor, head e vice-presidente.

Percentual de colaboradores, por categoria funcional e gênero (%)
Categoria funcional Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Papéis Nordeste Total
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Diretoria1 100 0 100 0 100 0 0 0 100 0
Gerente sênior 70 30 88 12 75 25 100 0 85 15
Gerência 68 32 71 29 67 33 75 25 70 30
Coordenação 78 22 62 38 67 33 77 23 68 32
Especialista 81 19 71 29 92 8 67 33 75 25
Técnica/Supervisão 79 21 89 11 84 16 80 20 87 13
Administrativo 46 54 57 43 65 35 42 58 53 47
Operacional 83 17 84 16 78 22 87 13 84 16
Trainee 33 67 30 70 0 0 0 0 30 70
Total 75 25 80 20 77 23 78 22 79 21

¹ Considera o cargo de presidente, diretor, head e vice-presidente.

Número de colaboradores, por categoria funcional e faixa etária
Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Papéis Nordeste Total
Diretoria
Abaixo de 30 anos 0 0 0 0 0
Entre 30 e 50 anos 0 8 1 0 9
Acima de 50 anos 2 4 1 0 7
Total 2 12 2 0 16
Gerente sênior
Abaixo de 30 anos 0 0 0 0 0
Entre 30 e 50 anos 11 20 3 0 34
Acima de 50 anos 3 5 1 0 9
Total 14 25 4 0 43
Gerência
Abaixo de 30 anos 0 0 0 0 0
Entre 30 e 50 anos 35 67 12 17 131
Acima de 50 anos 5 19 6 0 30
Total 40 86 18 17 161
Coordenação
Abaixo de 30 anos 1 6 0 5 14
Entre 30 e 50 anos 64 101 3 16 182
Acima de 50 anos 11 46 3 2 62
Total 76 153 6 23 258
Especialista
Abaixo de 30 anos 10 8 1 0 24
Entre 30 e 50 anos 42 95 8 3 143
Acima de 50 anos 12 31 3 0 46
Total 64 134 12 3 213
Técnica/Supervisão
Abaixo de 30 anos 11 192 33 7 245
Entre 30 e 50 anos 108 436 62 42 646
Acima de 50 anos 33 192 33 1 259
Total 152 820 128 50 1.150
Administrativo
Abaixo de 30 anos 151 312 25 113 616
Entre 30 e 50 anos 187 389 55 74 690
Acima de 50 anos 27 181 24 3 235
Total 365 882 104 190 1.541
Operacional
Abaixo de 30 anos 245 1.027 137 194 1.642
Entre 30 e 50 anos 857 2.313 129 532 3.792
Acima de 50 anos 151 1.106 79 45 1.381
Total 1.253 4.446 345 771 6.815
Trainee
Abaixo de 30 anos 3 19 0 0 22
Entre 30 e 50 anos 0 1 0 0 1
Acima de 50 anos 0 0 0 0 0
Total 3 20 0 0 23
Total
Abaixo de 30 anos 421 1.564 196 319 2.563
Entre 30 e 50 anos 1.304 3.430 273 684 5.628
Acima de 50 anos 244 1.584 150 51 2.029
Total 1.969 6.578 619 1.054 10.220
Percentual de colaboradores, por categoria funcional e faixa etária (%)
Bahia São Paulo Papéis Sudeste Papéis Nordeste Total
Diretoria
Abaixo de 30 anos 0% 0% 0% 0% 0%
Entre 30 e 50 anos 0% 67% 50% 0% 56%
Acima de 50 anos 100% 33% 50% 0% 44%
Total 100 100 100 0 100%
Gerente sênior
Abaixo de 30 anos 0% 0% 0% 0% 0%
Entre 30 e 50 anos 79% 80% 75% 0% 79%
Acima de 50 anos 21% 20% 25% 0% 21%
Total 100% 100% 100% 0% 100%
Gerência
Abaixo de 30 anos 0% 0% 0% 0% 0%
Entre 30 e 50 anos 88% 78% 67% 100% 81%
Acima de 50 anos 13% 22% 33% 0% 19%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Coordenação
Abaixo de 30 anos 1% 4% 0% 22% 5%
Entre 30 e 50 anos 84% 66% 50% 70% 71%
Acima de 50 anos 14% 30% 50% 9% 24%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Especialista
Abaixo de 30 anos 16% 6% 8% 0% 11%
Entre 30 e 50 anos 66% 71% 67% 100% 67%
Acima de 50 anos 19% 23% 25% 0% 22%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Técnica/Supervisão
Abaixo de 30 anos 7% 23% 26% 14% 21%
Entre 30 e 50 anos 71% 53% 48% 84% 56%
Acima de 50 anos 22% 23% 26% 2% 23%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Administrativo
Abaixo de 30 anos 41% 35% 24% 59% 40%
Entre 30 e 50 anos 51% 44% 53% 39% 45%
Acima de 50 anos 7% 21% 23% 2% 15%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Operacional
Abaixo de 30 anos 20% 23% 40% 25% 24%
Entre 30 e 50 anos 68% 52% 37% 69% 56%
Acima de 50 anos 12% 25% 23% 6% 20%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Trainee
Abaixo de 30 anos 100% 95% 0% 0% 96%
Entre 30 e 50 anos 0% 5% 0% 0% 4%
Acima de 50 anos 0% 0% 0% 0% 0%
Total 100% 100% 0% 0% 100%
Total
Abaixo de 30 anos 21% 24% 32% 30% 25%
Entre 30 e 50 anos 66% 52% 44% 65% 55%
Acima de 50 anos 12% 24% 24% 5% 20%
Total 100% 100% 100% 100% 100%
Número de grupos minorizados e/ou vulneráveis por categoria funcional
Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Papéis Nordeste Total
PcDs
Diretoria 0 0 0 0 0
Gerente sênior 1 0 0 0 1
Gerência 1 2 0 0 3
Coordenação 1 1 0 1 3
Especialista 0 1 0 0 1
Técnica/Supervisão 4 13 0 0 17
Administrativo 29 7 0 2 38
Operacional 38 39 1 14 92
Trainee 0 1 0 0 1
Total 74 64 1 17 156
Negros1
Diretoria 0 0
Gerente sênior 0 0
Gerência 0 0
Coordenação 5 5
Especialista 0 0
Técnica/Supervisão 7 7
Administrativo 34 34
Operacional 173 173
Trainee 0 0
Total 219 219

1 O total de colaboradores pertencente a grupos minorizados e/ou vulneráveis (negros e LGBTQIA+) por categoria funcional não são mensurados para as operações de celulose e papéis em São Paulo e de celulose na Bahia. O total de colaboradores negros é mensurado apenas para a Bracell Papéis Nordeste.

Percentual de grupos minorizados e/ou vulneráveis por categoria funcional (%)
Bahia Celulose São Paulo Celulose Papéis Sudeste Papéis Nordeste Total
PcDs
Diretoria 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%
Gerente sênior 7,14% 0,00% 0,00% 0,00% 2,10%
Gerência 2,50% 2,33% 0,00% 0,00% 1,80%
Coordenação 1,32% 0,65% 0,00% 3,85% 1,10%
Especialista 0,00% 0,75% 0,00% 0,00% 0,50%
Técnica/Supervisão 2,63% 1,59% 0,00% 0,00% 1,50%
Administrativo 7,95% 0,79% 0,00% 1,04% 2,50%
Operacional 3,03% 0,88% 0,29% 1,81% 1,30%
Trainee 0,00% 5,00% 0,00% 0,00% 4,30%
Total 3,76% 0,97% 0,16% 1,59% 1,50%
Negros1
Diretoria 0,00% 0,00%
Gerente sênior 0,00% 0,00%
Gerência 0,00% 0,00%
Coordenação 19,23% 19,23%
Especialista 0,00% 0,00%
Técnica/Supervisão 13,73% 13,73%
Administrativo 17,62% 17,62%
Operacional 22,41% 22,41%
Trainee 0,00% 0,00%
Total 20,49% 20,49%

1 O total de colaboradores pertencente a grupos minorizados e/ou vulneráveis (Negros e LGBTQIA+) por categoria funcional não são mensurados para as operações de celulose e papéis em São Paulo e operações de celulose na Bahia. O total de colaboradores negros é mensurado apenas para a Bracell Papéis Nordeste.

Número de colaboradores por região e por gênero
Região Homens Mulheres Total
Bahia Celulose 1.479 490 1.969
São Paulo Celulose 5.265 1.313 6.578
Papéis Sudeste 476 143 619
Papéis Nordeste 822 232 1.054
Total 8.042 2.178 10.220
Percentual de colaboradores por região e por gênero (%)
Região Homens Mulheres Total
Bahia Celulose 75 25 100
São Paulo Celulose 80 20 100
Papéis Sudeste 77 23 100
Papéis Nordeste 78 22 100
Total 79 21 100

Diversidade & Inclusão

Nossa Jornada de Diversidade possui diretrizes comuns a todas as empresas do grupo RGE no Brasil, respeitando as características, particularidades e necessidades de cada unidade de negócio. Ela é construída em cinco pilares:

  1. Gênero;
  2. Pessoa com Deficiência;
  3. Raça;
  4. LGBTQIA+;
  5. Gerações.

Atuando nesses pilares, a Companhia busca:

  1. Promover inclusão e equidade, garantindo oportunidades de crescimento e pertencimento a todos, independentemente de identidade ou contexto.
  2. Ampliar a conscientização e educação, sensibilizando e engajando colaboradores sobre a importância da diversidade e das políticas inclusivas.
  3. Fortalecer iniciativas por meio de parcerias e certificações, consolidando o reconhecimento da Bracell como referência em diversidade.
  4. Aumentar a representatividade, expandindo ações afirmativas e o recrutamento de talentos de grupos sub-representados.
  5. Garantir um ambiente psicologicamente seguro, estimulando uma cultura de respeito, valorização e segurança psicológica.

Em 2024, a Bracell avançou de forma consistente em sua agenda de Diversidade e Inclusão (D&I), por meio de iniciativas estruturadas, fortalecendo a cultura inclusiva e promovendo a equidade em todos os níveis da organização. As principais ações realizadas ao longo do ano estão organizadas a seguir.

  1. Promoção da liderança feminina
    • Seguimos com o monitoramento contínuo da meta de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030, reforçando o compromisso com a equidade de gênero. Em 2024, avançamos significativamente nesse compromisso e superamos a meta intermediária definida para o ano, de 27%, encerrando o ciclo com 29,4% de mulheres em posições de liderança, o que representa 117 mulheres líderes em nossa organização (leia mais no conteúdo Bracell 2030). A meta de mulheres na liderança, do Bracell 2030, considera o número de líderes que atuam diretamente nas unidades de negócio de celulose.
    • Lançamos o Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres, com 50% das vagas afirmativas, impulsionando o desenvolvimento de futuras líderes.
  2. Prevenção e combate ao assédio
    • Realizamos treinamentos sobre assédio moral e sexual para diferentes níveis da liderança: coordenadores, gerentes e supervisores.
    • Promovemos uma campanha interna de conscientização com cartazes, guias práticos para lideranças e reforço do Código de Conduta.
  3. Fortalecimento da governança de D&I
    • Unificamos os grupos de afinidade, que passaram a se reunir mensalmente, a partir de junho, para debater temas relevantes e avaliar ações em curso.
    • Equipes estratégicas como as das áreas de Saúde, Comunicação e Recrutamento foram capacitadas para apoiar a implementação das estratégias de D&I.
  4. Educação, sensibilização e engajamento
    • Lançamos o Guia de Diversidade e Inclusão, com conceitos-chave, compromissos da Bracell, pilares de atuação e boas práticas para fomentar um ambiente mais inclusivo.
    • Promovemos a 1ª edição da Semana Corporativa de D&I, com especialistas debatendo temas como Pessoas com Deficiência, LGBTQIAPN+, gerações, etnias e gênero.
    • Implementamos treinamentos em liderança inclusiva, com foco em respeito, pertencimento e construção de equipes diversas e colaborativas.
  5. Diagnóstico e planejamento com base em análise de dados
    • Realizamos o Censo de Diversidade e Inclusão, mapeando desigualdades relacionadas a gênero, raça, etnia, orientação sexual, deficiência, entre outros fatores.
    • A partir dos resultados do censo, desenvolvemos nosso primeiro plano de ação estruturado em D&I, que será implementado a partir de 2025.

Reconhecimento

As ações de comunicação e de sustentabilidade da Bracell foram reconhecidas, em 2024, no Troféu Jatobá de Relações Públicas. A Companhia foi homenageada como destaque do ano, uma categoria especial do prêmio, que celebra ações de comunicação que combinam inovação, estratégia e impacto. Apresentamos três cases: “Compromisso Bracell 2030”, o documentário e uma campanha interna contra assédio e discriminação, denominada “Não é MIMIMI”.

O tema da diversidade, mote da campanha reconhecida no Troféu Jatobá, é também essencial para a estratégia ESG da Companhia, presente nos compromissos do Bracell 2030. Buscamos promover a igualdade de oportunidades para mulheres e homens e um ambiente de trabalho inclusivo para grupos de afinidade. Atuando em um setor que apresenta desafios na área de pessoas, buscamos nos diferenciar no mercado com iniciativas que impulsionem a qualidade de vida, transformando-as, junto às ações de capacitação, desenvolvimento e reconhecimento, em fatores de atração e retenção de talentos.

Grupos de afinidade

A Bracell promove a diversidade e inclusão por meio de grupos de afinidade locais, que desenvolvem ações alinhadas aos desafios e contextos específicos de cada unidade. Esses grupos têm papel essencial na sensibilização e educação dos colaboradores, contribuindo para a construção de um ambiente mais inclusivo e equitativo. Atualmente, contamos com cinco grupos ativos: Raças, LGBT+, Pessoas com Deficiência (PcD), Gerações e Gênero.

Em 2024, alcançamos marcos importantes em nossa jornada de gestão da diversidade, distribuídos entre representatividade, capacitação, parcerias e ações afirmativas:

  • Representatividade: contamos com 75 aliados das unidades de Alagoinhas (BA) e Camaçari (BA), promovendo ativamente as pautas de inclusão.
  • Capacitação e conscientização: realizamos 27 horas de treinamentos sobre diversidade, 26 horas de eventos de conscientização e nove horas de Diálogos Diários de Segurança (DDS), impactando mais de 300 colaboradores nas áreas operacionais.
  • Parcerias e reconhecimentos: Estabelecemos três novas parcerias com consultorias especializadas para fortalecer nossas práticas inclusivas. Recebemos o Selo Lilás, concedido pelo Governo do Estado da Bahia por políticas inclusivas de gênero, além de mantermos as certificações LGBT+ e Étnico-Racial.
  • Ações afirmativas: criamos a primeira turma exclusiva de mulheres em atividades de silvicultura. São 23 profissionais terceirizadas, contratadas, para atuar nas operações florestais da Companhia na Bahia. Promovemos, também, mais uma edição do programa de recrutamento Indica PcD, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência.
  • Programas de desenvolvimento: lançamos o Programa de Desenvolvimento de Inglês para Mulheres e uma Trilha de Desenvolvimento para Pessoas com Deficiência.

Guia orientativo

Lançamos, em 2024, nosso Guia de Diversidade e Inclusão. O documento, disponibilizado para todos os colaboradores, traz explicações simples e didáticas de conceitos e termos. Nele, estão também dicas para o desenvolvimento de uma mentalidade mais inclusiva e para a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e psicologicamente saudável.

GRI 405-2 Proporção entre o salário-base e a remuneração recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens

Na Bracell, a remuneração dos colaboradores é determinada com base nas funções desempenhadas e nas responsabilidades atribuídas, garantindo que não haja qualquer discriminação de gênero ou qualquer outro tipo de viés. Por questões de confidencialidade, a empresa não divulga os salários individuais nem os critérios detalhados de composição salarial.

A Política de Remuneração da Bracell, aplicável a todos os empregados, é fundamentada em uma abordagem inclusiva e igualitária, valorizando a diversidade e promovendo oportunidades para todos. Essa norma respeita as diferenças e reconhece as potencialidades e talentos individuais, abrangendo questões de gênero, etnia, idade, religião, orientação sexual, origem geográfica, classe social, deficiência, aparência física e valores pessoais.

O pacote de remuneração total oferecido pela Bracell é composto por elementos financeiros baseados na função, contribuições e realizações de cada colaborador.

Na composição da remuneração, consideramos a legislação trabalhista vigente, bem como os acordos coletivos firmados. Além disso, avaliamos os valores praticados no mercado para seguirmos como uma Companhia capaz de atrair e reter talentos que possam conduzir as estratégias e metas traçadas pela Bracell.

Internamente, são levados em conta, na composição da remuneração, a pontuação do cargo e/ou a sua importância relativa na estrutura da organização, a equidade salarial interna, os conhecimentos e competências exigidos para cada cargo, a estrutura organizacional definida, o orçamento disponível e os desempenhos individual do colaborador e da organização, de forma geral.

A tabela salarial é atualizada anualmente com base em referências de mercado. Para isso, são consideradas variáveis como remuneração de concorrentes, da região, disponibilidade de mão de obra, taxa de desemprego e turnover.

As políticas de remuneração da Bracell para o mais alto órgão de governança e altos executivos abrangem remuneração fixa e variável, bônus de atração e incentivos ao recrutamento, benefícios de aposentadoria e políticas relacionadas ao pagamento de rescisão.

Para a composição da remuneração variável dos cargos de liderança, há bônus atrelados ao cumprimento das metas organizacionais estabelecidas, incluindo os compromissos firmados no Bracell 2030 (leia mais no conteúdo Bracell 2030).

Estrutura da remuneração total

A remuneração total é composta por:

  • Salário-base;
  • Adicionais;
  • Remuneração variável;
  • Benefícios.

A tabela salarial é revisada anualmente com base em referências de mercado, sejam específicas ou gerais, obtidas por meio de pesquisas realizadas por consultorias especializadas. A partir dessa análise, os valores podem ou não sofrer ajustes. A atualização considera fatores como:

  • Variações do mercado;
  • Concorrência;
  • Região;
  • Disponibilidade de mão de obra;
  • Taxa de desemprego;
  • Turnover de mercado.

Remuneração variável

A estrutura da remuneração variável é dividida em dois grupos principais:

  1. Performance Contract (PC):
    • Baseado em um contrato individual de metas específicas;
    • A premiação é regida pelo programa de bônus corporativo, vinculado ao cumprimento dessas metas.
  2. Formulário de Avaliação dos Valores Fundamentais – TOPICC (CVAF):
    • Considera a nota obtida no processo de avaliação de desempenho dos colaboradores;
    • O pagamento é regido pelo acordo de Participação nos Resultados (PPR), estabelecido anualmente entre a empresa, uma comissão eleita pelos colaboradores e o sindicato.