GRI GRI 2-12 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos

GRI 2-12 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos

O Comitê Diretivo de Sustentabilidade, liderado pelo presidente da Bracell, Praveen Singhavi, é responsável por deliberações e decisões estratégicas relacionadas aos principais temas de sustentabilidade da Companhia. Esse comitê supervisiona e valida a gestão de riscos e impactos ambientais, sociais e de governança, assegurando que a sustentabilidade esteja alinhada ao planejamento de longo prazo do negócio.

Entre suas atribuições, o comitê também é responsável pela validação da matriz de materialidade da Bracell, garantindo que os temas mais relevantes para os stakeholders e para a estratégia da empresa sejam priorizados. (Leia mais no conteúdo GRI 3-2)

Acompanhamento da performance de auditorias externas e internas pelo Comitê Diretivo de Sustentabilidade

O Comitê Diretivo de Sustentabilidade acompanha os resultados de auditorias externas e internas, de análises de conformidade a normas certificadoras do Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC), da ISO 9001 e da ISO 14001, realizadas anualmente, e das auditorias com foco nos Padrões de Desempenho do International Finance Corporation (IFC) e Princípios do Equador, que ocorrem até duas vezes por ano (veja mais em Certificações e divulgações ESG).

Também monitora e acompanha processos de melhoria contínua que integram o Sistema Integrado de Gestão da Bracell (leia mais no conteúdo GRI 2-13) para atendimento aos requisitos das normas certificadoras, cumprimento da legislação e conformidade aos protocolos internacionais de sustentabilidade.

Todas as políticas, protocolos, legislação e normas regulamentadoras integram os procedimentos internos da Companhia, que detalham processos e diretrizes para a gestão de temas sociais, ambientais e de governança. Esses documentos são parte do Sistema Integrado de Gestão, acessado por todos os colaboradores da Bracell.

Endereçamento de tópicos prioritários para stakeholders internos e externos pelo Comitê Diretivo de Sustentabilidade

O diretor-executivo de Relações Institucionais da Bracell, que é membro do Comitê Diretivo de Sustentabilidade, é responsável pelo acompanhamento das ações com foco no relacionamento com stakeholders externos: comunidades locais e povos tradicionais, organizações setoriais, organizações e representantes do governo.

Demais stakeholders estratégicos para a Bracell (colaboradores próprios, terceiros, fornecedores, clientes e instituições financeiras) também têm seus interesses representados pelos executivos de cada departamento responsável pelo relacionamento e engajamento desses públicos: diretorias das operações florestais e industriais, logística, Comercial, Financeiro, Recursos Humanos, além da Vice-Presidência de Sustentabilidade.

Cargo Executivo Escopo de trabalho
Presidente Praveen Singhavi Líder executivo das operações Bracell no Brasil.
Diretor de Operações Industriais – São Paulo Guilherme Araújo Líder das operações industriais de São Paulo.
Head de Operações Florestais Mauro Quirino Líder das operações florestais de São Paulo.
Diretor-geral – Bahia Rudine Antes Líder das operações industriais e florestais da Bahia.
Vice-presidente executivo Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Junior Líder do plano estratégico de relacionamento e engajamento de stakeholders externos.
Diretor-geral Bracell Papéis Eduardo Aron Líder das operações da Bracell Papéis no Brasil.