GRI GRI 2-15 Conflito de interesses

GRI 2-15 Conflito de interesses

O Código de Conduta da Bracell e o Código Global de Conduta da RGE apresentam diretrizes para o tema conflitos de interesses. Seus conteúdos são divulgados junto aos colaboradores, que preenchem uma Declaração Conflitos de Interesses quando identificam situações do tipo.

O Código de Ética de Compras destaca a importância de um ambiente de negócios ético, prevenindo conflitos entre interesses financeiros e pessoais na RGE. Todos os negócios com fornecedores devem ser conduzidos de forma justa, sem obtenção de benefícios pessoais, promovendo um relacionamento comercial mutuamente benéfico. O documento determina que todos os fornecedores apresentem uma declaração à Companhia informando se têm vínculo pessoal com colaboradores próprios ou representantes da organização, para a identificação de potenciais conflitos de interesses.

A Bracell adota um conjunto abrangente de processos para prevenir e mitigar conflitos de interesses, dos quais fazem parte:

  • Políticas corporativas;
  • Procedimentos operacionais;
  • Treinamento e desenvolvimento com foco em conflitos de interesses;
  • Comitê de Ética ou Revisão;
  • Disponibilização de canais formais para registro de preocupações, reclamações e denúncias (Fale Conosco e Bracell Escuta – leia mais no conteúdo GRI 2-25);
  • Todos os membros do Comitê Diretivo de Sustentabilidade exercem cargos executivos. Não há membros independentes no Comitê Diretivo de Sustentabilidade.

Quando identificados, os conflitos são gerenciados de forma ética e responsável, assegurando uma cultura organizacional que valoriza a integridade.

Por questões de confidencialidade e para proteger os direitos civis e individuais dos envolvidos, os casos de conflitos de interesses não são revelados aos stakeholders. A Bracell permanece comprometida com uma abordagem que busca equilibrar transparência e proteção de informações sensíveis.