GRI GRI 2-16 Comunicação de preocupações cruciais

GRI 2-16 Comunicação de preocupações cruciais

O Comitê Diretivo de Sustentabilidade, liderado pelo presidente da Bracell, Praveen Singhavi, é responsável por deliberações e decisões estratégicas relacionadas aos principais temas de sustentabilidade da Companhia. Esse comitê supervisiona e valida a gestão de riscos e impactos ambientais, sociais e de governança, assegurando que a sustentabilidade esteja alinhada ao planejamento de longo prazo do negócio.

Entre suas atribuições, o comitê também é responsável pela validação da matriz de materialidade da Bracell, garantindo que os temas mais relevantes para os stakeholders e para a estratégia da empresa sejam priorizados.

A comunicação de temas críticos e emergentes ao Comitê Diretivo de Sustentabilidade ocorre por meio de:

  • Reportes periódicos da Diretoria Executiva;
  • Relatórios de auditorias internas e externas; e
  • Relatórios de riscos e conformidade.

Esse fluxo contínuo de informações garante uma avaliação transparente e precisa da governança de sustentabilidade, permitindo que a empresa antecipe desafios e reforce seu compromisso com a responsabilidade corporativa.

Em 2024, por exemplo, foram relatadas 76 preocupações cruciais, relacionadas a aspectos ambientais, sociais, de direitos humanos e de governança.

Comitê de Crise

A Bracell conta com um Comitê de Crise, com membros permanentes, sendo acionado sempre que necessário para endereçar situações de crise e emergenciais que possam impactar stakeholders, operações, imagem e reputação da empresa. Esse comitê é composto pela alta liderança dos departamentos envolvidos, garantindo uma resposta ágil e coordenada para mitigar riscos e minimizar impactos.

As ações do colegiado seguem as diretrizes do Manual de Prevenção e Gestão de Crise da Companhia, um documento que estabelece protocolos e melhores práticas para garantir gestão eficiente de incidentes e continuidade operacional.

Diretoria de Sustentabilidade

O Departamento de Sustentabilidade da Bracell é corporativo e sua principal liderança, o vice-presidente de Sustentabilidade, tem reporte direto ao presidente da Companhia e ao Comitê Diretivo de Sustentabilidade.

Trimestralmente, a Vice-Presidência de Sustentabilidade apresenta ao comitê o progresso das metas e compromissos do Bracell 2030 e dos projetos de sustentabilidade que são parte dos pilares de Ação Pelo Clima, Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade, Promovendo Crescimento Sustentável e Empoderando Vidas (leia mais no conteúdo Bracell 2030).

Diretoria de Relações Corporativas

A Bracell dispõe, ainda, de uma Diretoria de Relações Institucionais, Relações com Comunidades e Responsabilidade Social. Sua responsabilidade é liderar ações e o relacionamento com stakeholders externos, como comunidades locais, governo e organizações da sociedade civil. São frentes de trabalho da área: endereçamento de demandas de grupos sociais com baixa representatividade, licenças sociais para operar, além da condução dos projetos do Bracell Social (leia mais no conteúdo GRI 203-1 Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços).

Programa de Gerenciamento de Riscos

A gestão de riscos corporativos da Bracell tem como objetivo identificar, avaliar e mitigar ameaças que possam impactar os objetivos da empresa. Utilizamos metodologias estruturadas e ferramentas de monitoramento contínuo, promovendo uma cultura organizacional voltada para a prevenção e mitigação de riscos.

O processo de gestão envolve uma análise integrada de fatores internos e externos, abrangendo riscos operacionais, sociais, ambientais e de governança, garantindo que as decisões estratégicas sejam embasadas em uma visão ampla e sustentável.

A gestão de riscos da Bracell segue as diretrizes do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), desenvolvido com base em metodologias internacionais. O PGR estabelece orientações e processos para:

  • Gestão de informações e monitoramento contínuo;
  • Capacitação e treinamentos específicos;
  • Uso de tecnologias para mitigação de riscos; e
  • Protocolos de resposta a emergências.

Com essa estrutura, garantimos que nossa operação esteja preparada para antecipar desafios, minimizar impactos e fortalecer a resiliência organizacional, alinhada às melhores práticas globais de sustentabilidade.

Por meio do PGR, são mapeados os principais impactos, riscos e oportunidades relacionados às nossas atividades. A partir desse levantamento, monitoramos, de forma contínua, os potenciais riscos às operações, às comunidades e ao meio ambiente. Adicionalmente, desenvolvemos, no âmbito do Programa, planos de mitigação de impactos, visando neutralizá-los ou reduzir ao máximo suas abrangências.

Processos que integram o Programa de Gerenciamento de Riscos

  • Atualização frequente dos aspectos e impactos socioambientais, envolvendo todas as áreas operacionais, para identificar, prevenir e mitigar todo e qualquer impacto negativo;
  • Realização de estudos de identificação e mapeamento de riscos socioambientais antes do início de qualquer operação;
  • Análise dos produtos em relação ao risco à saúde, à segurança e ao meio ambiente;
  • Monitoramento frequente dos impactos das operações e atividades;

Desenvolvimento de medidas de mitigação, endereçadas em caráter de urgência, com foco no impacto mínimo.

Governança da gestão de riscos e due diligence

A Bracell organiza sua gestão de riscos por meio de comitês estruturados em diferentes níveis da organização, que operam de forma recorrente:

  • Comitês por departamentos: responsáveis por identificar e gerenciar riscos operacionais específicos de cada área, promovendo conscientização e aplicação das melhores práticas de mitigação.
  • Comitês executivos das unidades de negócio: garantem que riscos estratégicos e operacionais sejam gerenciados de forma integrada, alinhados aos objetivos de cada unidade.
  • Comitê Corporativo Diretivo: supervisiona e direciona a gestão de riscos em nível corporativo, garantindo que as tomadas de decisão estratégicas considerem uma visão abrangente dos riscos e oportunidades do negócio.

A gestão de riscos na Bracell é estruturada em conformidade à legislação, aos requisitos de normas certificadoras e técnicas, e de protocolos internacionais de sustentabilidade (veja mais em Certificações e selos ESG). Todas as políticas corporativas e os procedimentos operacionais apresentam as normas internas para as operações da Companhia. Esses normativos abrangem práticas de gestão de temas ambientais, sociais e de governança, e integram o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Bracell, portanto são mandatórios para todos os colaboradores próprios, terceiros e fornecedores.

Para assegurar o cumprimento de seus procedimentos e políticas, a Bracell mantém uma agenda de treinamentos, monitora e avalia o atendimento aos requisitos legais, de normas certificadoras e técnicas, e de protocolos internacionais de sustentabilidade. São exemplos importantes dessa iniciativa os treinamentos técnicos e operacionais mandatórios para atendimento à legislação e normas regulamentadoras (leia mais no conteúdo GRI 404-1 Média de horas de capacitação por ano, por empregado); capacitações anuais com foco em ética, integridade, antissuborno e anticorrupção; capacitações do programa de melhoria contínua; de promoção à cultura organizacional; com foco em temas estratégicos para gestão de pessoas; e de desenvolvimento da liderança (leia mais no conteúdo GRI 404-2 Programas para o aperfeiçoamento de competências dos empregados e de assistência para transição de carreira).

Em 2024, atualizamos a versão do sistema SoftExpert, utilizado para realizar a gestão de certificações na Companhia, trazendo mais eficiência e agilidade no uso da ferramenta. Além disso, reforçamos o programa Elo, que capacita colaboradores para atuarem como facilitadores desse trabalho junto às áreas da Bracell que acompanham o tema. Com isso, eles se tornam estratégicos para o monitoramento constante das operações, fornecendo informações em tempo real para o setor de Certificação Florestal e Industrial. Ao todo, são mais de 40 profissionais nessa função.

Canais de denúncias

A Bracell tem dois canais de comunicação formais para o recebimento de denúncias, reclamações e preocupações, disponíveis e divulgados para todos os seus stakeholders, internos e externos.

Contato Seguro

Disponível para todos os públicos da Bracell para o registro de denúncias de desvio de conduta e não conformidade à legislação, ao Código de Conduta ou aos demais normativos da Companhia.

Os relatos são confidenciais, com garantia de anonimato dos autores. As demandas recebidas são avaliadas por uma equipe de Auditoria Interna, que responde diretamente à Diretoria da Bracell e ao Grupo RGE.

Contatos:
denuncias.bracell@contatoseguro.com.br

www.contatoseguro.com.br/bracell

0800 810 8546

Fale Conosco

É aberto a todos os stakeholders da organização. É voltado para o esclarecimento de dúvidas e envio de sugestões e elogios, além do registro de reclamações da comunidade. As demandas são endereçadas às áreas responsáveis de acordo com o tema em questão.

Contatos:
Bahia:
0800-284-4747
faleconosco@bracell.com

São Paulo:
0800-709-1490
faleconoscosp@bracell.com

O monitoramento dos impactos reais é realizado de maneira estruturada pela Bracell. Nas áreas de manejo florestal e industrial, destacam-se como impactos potenciais a emissão de odores, ruídos, poeira por tráfego de caminhões, máquinas e equipamentos, degradação de estradas, além de riscos à saúde por uso de defensivos agrícolas (riscos de deriva por uso de produtos químicos).

Operação industrial (São Paulo)
Reclamações 2022 Reclamações 2023 Reclamações 2024
Odor 1 Odor 1 Odor 0
Manutenção de tubulações 1 Risco de acidentes de trânsito 1 Risco de acidentes de trânsito 0
Excesso de velocidade 0 Excesso de velocidade 0 Excesso de velocidade 0
Danos em estradas e vias de acesso 0 Danos em estradas e vias de acesso 0 Danos em estradas e vias de acesso 1
Total 2 Total 2 Total 1
Operação florestal (São Paulo)
Reclamações 2022 Reclamações 2023 Reclamações 2024
Manutenção de estradas, pontes e mata-burros 36 Manutenção em estradas 63 Manutenção em estradas 113
Danos causados às estruturas de terceiros 33 Danos causados às estruturas de terceiros 41 Danos causados às estruturas de terceiros 88
Poeira por tráfego de caminhões ou máquinas 51 Poeira por tráfego de caminhões e máquinas 37 Poeira por tráfego de caminhões e máquinas 101
Manutenção de cercas Manutenção de cercas 27 Manutenção de cercas 6
Excesso de velocidade 19 Excesso de velocidade Excesso de velocidade 26
Danos em estradas e vias de acesso Danos em estradas e vias de acesso Danos em estradas e vias de acesso 28
Total 139 Total 168 Total 362
Operação industrial e florestal (Bahia)
Reclamações 2022 Reclamações 2023 Reclamações 2024
Dano à propriedade 8 Dano à propriedade 12 Dano à propriedade 14
Estradas 8 Estradas 14 Estradas 6
Poeira (somente operação florestal) 12 Poeira (somente operação florestal) 8 Poeira (somente operação florestal) 2
Terceiros 11 Terceiros 14 Terceiros 18

 

Imprudência no trânsito 12 Imprudência no trânsito 11 Imprudência no trânsito 9
Ruído 1 Ruído 2 Ruído 0
Outros 6 Outros 16 Outros 11
Total 58 Total 77 Total 60

A Bracell dispõe, ainda, de uma área de Auditoria Interna, responsável pela verificação contínua de processos na Companhia, de acordo com as diretrizes do Standard Operating Procedures (SOP). A área analisa a conformidade de normativos internos, como políticas e procedimentos, legislação, normas regulamentadoras, certificações e protocolos internacionais.

A partir dessa análise, todos os processos são mapeados e a área monta uma matriz de riscos e de controle (processo de risk assesment) que dá suporte aos processos de auditoria. Para os riscos críticos, são elaborados planos de ação e realizados follow-ups mensais até sua resolução.

O relatório de análise de riscos da Auditoria Interna é reportado à alta liderança da Bracell e à Diretoria Executiva do grupo RGE (leia mais sobre os processos para a reparação de impactos negativos no conteúdo GRI 2-25).