GRI 2-19 Políticas de remuneração
A remuneração total na Bracell é constituída a partir da função exercida pelo colaborador, habilidades e competências. Também adotamos critérios de remuneração variável condicionados a resultados, aderência e promoção aos valores organizacionais T.O.P.I.C.C.
Na composição da remuneração, consideramos toda a legislação trabalhista vigente, bem como os acordos coletivos firmados. Além disso, avaliamos os valores praticados no mercado para seguirmos como uma Companhia capaz de atrair e reter talentos que possam conduzir as estratégias e metas traçadas pela Bracell.
Internamente, são levados em conta, na composição da remuneração, a pontuação do cargo e/ou a sua importância relativa na estrutura da organização, a equidade salarial interna, os conhecimentos e competências exigidos para cada cargo, a estrutura organizacional definida, o orçamento disponível e os desempenhos individual do colaborador e da organização, de forma geral.
A tabela salarial é atualizada anualmente com base em referências de mercado. Para isso, são consideradas variáveis como remuneração de concorrentes, da região, disponibilidade de mão de obra, taxa de desemprego e turnover.
Para o nível executivo, a Política de Remuneração da Bracell abrange remuneração fixa e variável, bônus de atração e incentivos ao recrutamento, benefícios de aposentadoria e políticas relacionadas ao pagamento de rescisão.
Para a composição da remuneração variável dos cargos de liderança, há bônus atrelados ao cumprimento das metas organizacionais estabelecidas, incluindo os compromissos firmados no Bracell 2030 (leia mais no conteúdo Bracell 2030).
A remuneração variável é composta por dois grupos distintos:
- Performance Contract (PC): contratos individuais com metas específicas para cada colaborador, cujo cumprimento é recompensado por meio de um programa de bônus corporativo. Esse modelo alinha os objetivos individuais aos da organização, buscando promover o alto desempenho e a retenção de talentos.
- Formulário de Avaliação dos Valores Fundamentais: nesse grupo, o pagamento está atrelado ao desempenho avaliado por meio do Programa de Participação nos Resultados (PPR), acordado anualmente entre a empresa, uma comissão de colaboradores e o sindicato, garantindo que a remuneração esteja alinhada aos resultados globais da empresa.
As rescisões contratuais na Companhia obedecem aos critérios estabelecidos pela legislação brasileira.