GRI 2-24 Incorporação de compromissos de política
A incorporação dos compromissos de políticas da Bracell é supervisionada pelo Comitê Diretivo de Sustentabilidade, que desempenha um papel central na implementação das diretrizes estratégicas ESG da Bracell. A delegação de responsabilidades ocorre por meio de metas e compromissos claros, identificação de níveis hierárquicos envolvidos, comunicação efetiva, sistema de acompanhamento, promoção de colaboração e avaliação periódica, garantindo autoridade, prestação de contas e reconhecimento de desempenho.
A integração dos compromissos nas estratégias organizacionais é realizada por meio da definição de metas, incorporação em políticas, desenvolvimento de procedimentos operacionais, treinamentos, avaliações de impacto, comunicação interna, due diligence, feedback contínuo aos colaboradores e relatórios transparentes. Nas relações de negócios, os compromissos são implementados por meio de cláusulas contratuais, auditorias, capacitações, resoluções de problemas e divulgação de relatórios de sustentabilidade, com comunicação aberta e avaliação de parceiros.
Nossos compromissos (veja mais em Bracell 2030), práticas de governança e de gestão de risco, os KPIs e os esforços de melhoria contínua estão alinhados com as leis, regulamentos e políticas aplicáveis às atividades que desenvolvemos. O compromisso com as metas do Bracell 2030 é acompanhado pela liderança, assegurando a aplicação das melhores práticas e governança em todas as operações da companhia.
Todos os protocolos, regulamentos, normas e políticas corporativas da Bracell estão incorporados em procedimentos internos que descrevem processos e diretrizes para a gestão de questões sociais, ambientais e de governança. Esses documentos são controlados por meio de um Sistema de Gestão Integrado (SGI), de uso e conhecimento dos colaboradores.
Esses instrumentos são, constantemente, divulgados para os colaboradores, terceiros e fornecedores. Para garantir o efetivo cumprimento de nossas normas, proporcionarmos, ainda, treinamento e formação regular. Além disso, monitoramos e avaliamos o desempenho desses stakeholders em relação ao cumprimento dos normativos internos.
Anualmente são realizadas capacitações sobre diretrizes anticorrupção, de acordo com o Código de Conduta da Bracell (saiba mais em GRI 2-13).
Adicionalmente, realizamos as seguintes ações para incorporação de compromissos da política:
Todos os membros da equipe de liderança sênior participam de treinamentos regulares sobre ética e integridade, incluindo treinamento sobre o Código de Conduta;
todos os colaboradores são treinados e informados sobre os valores, compromissos e políticas da Bracell. Eles também participam de treinamentos sobre procedimentos técnicos e operacionais específicos do departamento, seguindo uma matriz de treinamento específica da função como parte do Sistema de Gerenciamento Integrado;
os funcionários em posições sêniores ou que são responsáveis pela condução de due diligence de parceiros de negócios recebem treinamento adicional e personalizado sobre esse processo, por parceiros de negócios da RGE;
os padrões e compromissos internos da Bracell são estendidos a fornecedores e contratados. A conformidade com esses padrões é avaliada durante a etapa de homologação e seleção de fornecedores, quando eles devem apresentar documentação e certificados apropriados ao seu escopo de trabalho. O controle de documentação ocorre na homologação e na gestão de contrato de terceiros;
todos os fornecedores da Bracell recebem cópias do nosso Código de Conduta de Compras e passam por verificação de documentação que demonstram a conformidade com as leis e regulamentos locais, nacionais e internacionais, requisitos de certificação, padrões técnicos e padrões regulatórios.
Saiba mais sobre treinamento e capacitação na Bracell em GRI 404.