GRI 308-2 Impactos ambientais negativos da cadeia de fornecedores e medidas tomadas
A Bracell realiza avaliação de riscos e impactos ambientais dos fornecedores que atendem e atuam diretamente em suas operações. A gestão do tema é realizada de acordo com a matriz de aspectos e impactos ambientais da Bracell, que atende aos requisitos das normas certificadoras de suas operações, bem como à legislação. Em 2024, nenhum fornecedor das operações industriais da Companhia foi identificado como causador de impactos ambientais negativos.
Os principais riscos ambientais avaliados na cadeia de fornecedores são: desmatamento, impactos à biodiversidade, poluição e captação de água, consumo de energia não renovável, geração e descarte inadequado de resíduos e efluentes, além de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Para gerenciar esses impactos, realizamos auditorias ambientais internas e externas, avaliando a conformidade com padrões de certificação, procedimentos internos e requisitos legais. Essas auditorias, realizadas pelo menos duas vezes ao ano, abrangem 18 setores por amostragem. Além disso, a empresa possui certificações ambientais como a NBR ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), a NBR 14789 (Manejo Florestal Sustentável) e NBR ISO 19001.
Além disso, realizamos auditorias periódicas em nossas operações nas quais dispomos de colaboradores terceiros, contratados diretamente pelas empresas prestadoras de serviço. Nessas auditorias avaliamos a conformidade das práticas operacionais em relação às normas certificadoras, políticas corporativas, legislação e normas regulamentadoras de segurança, ética e compliance.
Os critérios utilizados para essas avaliações incluem análise da cadeia de suprimentos e do ciclo de vida do produto, assegurando que as operações estejam alinhadas às práticas sustentáveis.
Os fornecedores de insumos, equipamentos e serviços que atendem e atuam diretamente em nossas operações são avaliados ao longo do processo que se inicia na homologação do cadastro dos fornecedores e se encerra após a conclusão do contrato.
A contratação e gestão de fornecedores é realizada em conformidade a políticas corporativas e procedimentos internos do Sistema Integrado de Gestão, que regulam a gestão de temas sociais (saúde ocupacional, segurança do trabalho, direitos trabalhistas, direitos da criança e do adolescente, Diversidade & Inclusão, direitos humanos, riscos e impactos sociais), ambientais (água, efluentes, resíduos, energia, licença ambiental, plano de manejo, riscos e impactos ambientais), e de governança (compliance, ética, concorrência desleal, conflitos de interesses e anticorrupção).
Os normativos internos são elaborados em conformidade à legislação, normas certificadoras florestais e industriais, protocolos internacionais de sustentabilidade e outras normas regulamentadoras.
Os procedimentos operacionais do Sistema Integrado de Gestão são internos e nossas políticas corporativas são públicas e estão disponíveis no site da Bracell.
Os processos de gestão de fornecedores estão descritos no conteúdo GRI 3-3: Gestão do tema material Gestão da cadeia de fornecedores. A Companhia não identificou fornecedores causadores de impactos ambientais negativos significativos — reais e potenciais — diretamente atuantes em suas operações.
Saiba mais sobre as avaliações socioambientais realizadas pela Bracell junto aos fornecedores no conteúdo GRI 308-1 Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais.