GRI GRI 403-10 Doenças profissionais

GRI 403-10 Doenças profissionais

A Bracell não registrou doenças profissionais em empregados e trabalhadores em 2024. Nenhum trabalhador foi excluído da gestão de perigos e riscos de doenças ocupacionais. O monitoramento e a gestão desses riscos são realizados com base em registros médicos no sistema de gestão SOC, além da implementação de programas legais como o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural (PGRTR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

A empresa segue as disposições da Norma Regulamentadora 01, utilizando ordens de serviço específicas para garantir o cumprimento das diretrizes de segurança e saúde ocupacional. Além disso, adota ferramentas preventivas, como análise de segurança da tarefa, cartão prevencionista e permissão de trabalho seguro. Para reportar as informações referentes aos perigos e riscos de doenças profissionais, a Bracell segue as Normas Regulamentadoras NR 07, que trata do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, NR 01, que estabelece disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, e NR 17, voltada para ergonomia, garantindo assim um controle rigoroso sobre os fatores que podem impactar a saúde dos trabalhadores.

As informações dos principais tipos de doenças relacionadas ao trabalho não são divulgadas pela Bracell por serem confidenciais em razão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e do sigilo entre médico e paciente.

Todos os colaboradores diagnosticados com doenças relacionadas ao trabalho são tratados e acompanhados pela equipe de Saúde da Bracell. Quando necessário, são encaminhados para acompanhamento com especialistas, com custos cobertos pela própria empresa. Se houver necessidade de afastamento superior a 15 dias, os colaboradores são encaminhados ao INSS para obtenção do benefício auxílio-acidentário.

Para todos os casos, são abertas Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Acompanhamos os tratamentos até a completa recuperação do profissional e retorno ao posto de trabalho. Além disso, o posto de trabalho também é avaliado e um plano de ação é iniciado para que sejam realizadas melhorias que previnam a recorrência das doenças ocupacionais.