GRI 403-4 Participação dos trabalhadores, consulta e comunicação aos trabalhadores referente a saúde e segurança do trabalho
Envolvemos ativamente nossos colaboradores no desenvolvimento, implementação e avaliação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. A participação dos colaboradores é incentivada por meio de treinamentos, campanhas educativas, diálogos de segurança e ferramentas de monitoramento, garantindo uma abordagem inclusiva e assertiva.
Os colaboradores contribuem diretamente com as capacitações, campanhas e treinamentos, além de participar do Índice de Desempenho de Segurança (IDS) e de ações para melhorias contínuas.
Canais de comunicação
As informações sobre saúde e segurança são disseminadas por meio de lideranças e canais internos como a Comunica TV e murais internos, assegurando que todos os colaboradores tenham acesso a diretrizes atualizadas.
Comitês formais de saúde e segurança
A Bracell mantém comitês formais compostos por colaboradores próprios e terceiros, responsáveis por monitorar, analisar e aprimorar continuamente as condições de segurança. Entre suas principais funções estão:
- Identificação e mitigação de riscos, assegurando a adoção de medidas preventivas;
- Avaliação das condições de trabalho, promovendo inspeções e melhorias nos ambientes operacionais;
- Formulação e implementação de programas de segurança e saúde ocupacional;
- Análise e resposta a situações de risco grave e iminente, podendo recomendar a interrupção de atividades até que os problemas sejam resolvidos.
Os comitês se reúnem mensalmente, tendo autonomia para recomendar e monitorar ações, influenciando a gestão na formulação e aplicação de políticas de segurança.
Todos os trabalhadores da Bracell são representados nos comitês de Segurança e Saúde no Trabalho.
Participação ativa dos colaboradores
Os colaboradores são incentivados a se envolver ativamente nos temas relacionados à saúde, bem-estar e segurança por meio de:
- Diálogos de segurança, garantindo comunicação aberta para expressar preocupações e sugestões;
- Apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipaa), assegurando que demandas sejam tratadas;
- Caminhadas de segurança, permitindo que gestores ouçam percepções dos trabalhadores sobre riscos e boas práticas;
- Campanhas de reconhecimento, valorizando boas práticas de segurança e promovendo a cultura de prevenção.
Os colaboradores próprios e terceiros são estimulados a identificar, comunicar e registrar todos os eventos relacionados à saúde, bem-estar e segurança que ocorrem nas operações da Companhia. Após análise, desenvolvemos os planos de ação para cada caso reportado. Todas essas informações são avaliadas no processo de investigação e análise de incidentes.
Para incentivar a participação ativa dos colaboradores, mantemos o Programa Jornada 100% Segura. Por meio dele, reconhecemos as boas práticas e padrões sólidos de comportamento dos nossos profissionais. Após apuração sobre o cumprimento das normas e regulações de segurança, são revelados os vencedores, que recebem bottons nas categorias bronze, prata ou ouro.