GRI 405-2 Proporção entre o salário-base e a remuneração recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens
Na Bracell, a remuneração dos colaboradores é determinada com base nas funções desempenhadas e nas responsabilidades atribuídas, garantindo que não haja qualquer discriminação de gênero ou qualquer outro tipo de viés. Por questões de confidencialidade, a empresa não divulga os salários individuais nem os critérios detalhados de composição salarial.
A Política de Remuneração da Bracell, aplicável a todos os empregados, é fundamentada em uma abordagem inclusiva e igualitária, valorizando a diversidade e promovendo oportunidades para todos. Essa norma respeita as diferenças e reconhece as potencialidades e talentos individuais, abrangendo questões de gênero, etnia, idade, religião, orientação sexual, origem geográfica, classe social, deficiência, aparência física e valores pessoais.
O pacote de remuneração total oferecido pela Bracell é composto por elementos financeiros baseados na função, contribuições e realizações de cada colaborador.
Na composição da remuneração, consideramos a legislação trabalhista vigente, bem como os acordos coletivos firmados. Além disso, avaliamos os valores praticados no mercado para seguirmos como uma Companhia capaz de atrair e reter talentos que possam conduzir as estratégias e metas traçadas pela Bracell.
Internamente, são levados em conta, na composição da remuneração, a pontuação do cargo e/ou a sua importância relativa na estrutura da organização, a equidade salarial interna, os conhecimentos e competências exigidos para cada cargo, a estrutura organizacional definida, o orçamento disponível e os desempenhos individual do colaborador e da organização, de forma geral.
A tabela salarial é atualizada anualmente com base em referências de mercado. Para isso, são consideradas variáveis como remuneração de concorrentes, da região, disponibilidade de mão de obra, taxa de desemprego e turnover.
As políticas de remuneração da Bracell para o mais alto órgão de governança e altos executivos abrangem remuneração fixa e variável, bônus de atração e incentivos ao recrutamento, benefícios de aposentadoria e políticas relacionadas ao pagamento de rescisão.
Para a composição da remuneração variável dos cargos de liderança, há bônus atrelados ao cumprimento das metas organizacionais estabelecidas, incluindo os compromissos firmados no Bracell 2030 (leia mais no conteúdo Bracell 2030).
Estrutura da remuneração total
A remuneração total é composta por:
- Salário-base;
- Adicionais;
- Remuneração variável;
- Benefícios.
A tabela salarial é revisada anualmente com base em referências de mercado, sejam específicas ou gerais, obtidas por meio de pesquisas realizadas por consultorias especializadas. A partir dessa análise, os valores podem ou não sofrer ajustes. A atualização considera fatores como:
- Variações do mercado;
- Concorrência;
- Região;
- Disponibilidade de mão de obra;
- Taxa de desemprego;
- Turnover de mercado.
Remuneração variável
A estrutura da remuneração variável é dividida em dois grupos principais:
- Performance Contract (PC):
- Baseado em um contrato individual de metas específicas;
- A premiação é regida pelo programa de bônus corporativo, vinculado ao cumprimento dessas metas.
- Formulário de Avaliação dos Valores Fundamentais – TOPICC (CVAF):
- Considera a nota obtida no processo de avaliação de desempenho dos colaboradores;
- O pagamento é regido pelo acordo de Participação nos Resultados (PPR), estabelecido anualmente entre a empresa, uma comissão eleita pelos colaboradores e o sindicato.